Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

bate boca

Vereadores de oposição e base do governo brigam por vaga na CPI da CAB Cuiabá

20 Set 2013 - 13:44

Da Redação - Priscilla Silva e Ronaldo Pacheco

Foto: Secom CâmaraCbá/ Otmar de Oliveira

Composição dos membros da CPI ainda depende da oficialização das indicações partidárias

Composição dos membros da CPI ainda depende da oficialização das indicações partidárias

Os vereaodres que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que irá investigar a execução do contrato da CAB Ambiental em Cuiabá, ainda estão indefinidos. A confusão e o desentendimento entre os vereadores regeram os trabalhos da Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (19/09). Apesar da indefinição do grupo, o vereador Renivaldo Nascimento (PDT), autor do requerimento da CPI, deverá presidir a Comissão.


Leia mais:Renivaldo mantém expectativa de colocar CPI da CAB para funcionar logo, mas admite resistência
Em nova derrota de João Emanuel, bancada governista obtém liminar para instalação de CPI da CAB

O Regimento Interno daCâmara de Cuiabá determina que a composição da CPI obedeça à proporcionalidade das bancadas partidárias. E, em sendo assim, as bancadas com o maior número de vereadores automaticamente estariam na CPI. Individualmente, a maior é do PTB, com quatro parlamentares. 

Prevista para ser instalada na próxima semana, a composição dos membros da CPI ainda depende da oficialização das indicações partidárias e análise da criação de ‘blocos’ políticos. Pela projeção regimental,  estes dois últimos pontos que motivaram ‘troca-troca’ das indicações partidárias na sessão desta quinta-feira (19).

A confusão começou quando partidos com menor bancada, como PSDC e PMDB, inicialmente terem indicado o vereador Domingos Sávio Parreira para compor a CPI. E, posteriormente, terem voltado atrás para formarem novo ‘bloco’, composto por veredores das siglas PSDB, PSD e PT, que haviam escolhidos o nome de Toninho de Souza (PSD), somando assim sete vereadores.

Quase ao fim da sessão, um "burburinho" tomou conta do Plenário das Deliberações do Palácio Pascoal Moreira Cabral,   e Toninho de Souza, líder da oposição, pediu a fala para oficializar a mudança de indicação de PSDC e PMDB.

“Nós chegamos a um acordo. E eu abro mão do meu nome para indicar o vereador Ricardo Saad, do PSDB, que trouxe junto com ele o PMDB e o PSDC. Ele é um dos vereadores que fazem parte do nosso bloco de oposição e estaremos bem representados por ele”, explicou Toninho, que dirigiu a articulação para garantir representatividade da oposição dentro da CPI da CAB.

Entenda a novela

A CAB Ambiental é responsável pela execução dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Capital e tem sido alvo de constantes críticas dos parlamentares, tanto na legislatura atual quanto no fim da anterior. A criação de uma CPI para investigar o contrato firmado durante a gestão de Chico Galindo por duas vezes foi requerida – uma por Chico 2000 (PR) e outra por Domingos Sávio (PMDB). Porém, ambas foram sepultadas pela Mesa Diretora do Poder Legislativo.



A justificativa da época foi dada pelo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD), que determinou o arquivamento da CPI, por conta da existência da Comissão Permanente de Acompanhamento do Contrato da CAB.

Desta forma, com o requerimento do vereador Renivald o Nascimento (PDT), trata-se da terceira vez que um parlamentar solicita a criação de CPI para investigar o contrato com a concessionária de saneamento.

Desst vez, porém, o parlamentar contou com o respaldo da Justiça, quando o juiz Gilberto Giraldelli, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Cuiabá, acatou liminar em que determina a instalação e funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Vereadores.

Com a CPI já criada, o que resta é a definição de seus membros para que comece a funcionar, legitimamente. Todavia,   essa composição tem norteado discussões e indicando possíveis rachas entre a base do governo e oposição na Câmara Legislativa de Cuiabá. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet