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Sexta-feira, 17 de maio de 2024

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Carga pesada

Viaduto da Sefaz passa por testes para ser novamente liberado

Foto: Chico Valdiner/Gcom/MT

Viaduto da Sefaz passa por testes para ser novamente liberado
O viaduto Jamil Boutros Nadaf, mais conhecido como viaduto da Sefaz, passará por testes de carga, que deverão averiguar a possibilidade de reabrir a obra, interditada desde 2014. O trabalho será feito a partir da 1h30 de quarta-feira (22), pela empresa LSE - Laboratórios de Sistemas Estruturais. O relatório ficará pronto no dia 29 de julho, quando será entre à Secretaria de Estado das Cidades (Secid).


“Com base nos resultados, o governo irá realizar a liberação do viaduto para a população com a qualidade que este deve ter”, afirmou Eduardo Chiletto, secretário de Cidades do Governo Estadual, através da assessoria de imprensa. Chamado de ensaios de carga, o serviço tem objetivo de verificar a capacidade de carga das fundações e estruturas da construção.

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De acordo com a LSE, para a realização dos testes será utilizado um caminhão com carga de aproximadamente 45 toneladas, que trafegará pelo elevado. Ainda serão instalados sensores no veículo e na estrutura do viaduto. Todo o trabalho será desenvolvido durante a madrugada para não interferir no tráfego de veículos e também para a segurança da população.

O viaduto

Inaugurado em fevereiro de 2014, o viaduto da Sefaz precisou ser interditado após seis meses devido a problemas estruturais verificados pelo próprio consórcio construtor. As obras de reparos foram iniciadas em fevereiro deste ano, sem qualquer custo para o governo estadual. O viaduto, que fica localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), faz parte do complexo de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Iniciados no dia 14 de fevereiro, os reparos realizados no viaduto da Sefaz contaram com reforço na fundação, escavações, concretagem em todos os pilares, além de reparos na parte superior do viaduto, onde está localizada a pista de tráfego de veículos. Também compreenderam os trabalhos, a recomposição do pavimento, guarda-rodas (balizadores de tráfego) e inserção de sinalização adequada. Ao todo, 15 etapas de serviços compreendem o trabalho de reparo.
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