Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

saúde

Vigilância suspende aulas em duas escolas 'após' 30 vítimas de catapora em dois dias

Foto: Ilustração/Correio de Uberlândia

Vigilância suspende aulas em duas escolas 'após' 30 vítimas de catapora em dois dias
As aulas em duas unidades de ensino na cidade de Alta Floresta (a 800 km de Cuiabá) foram suspensas pelo prazo de sete dias em razão de um surto de catapora (varicela) na cidade. Foram 30 casos registrados no período de dois dias.


Leia Mais:
Ministério da Saúde confirma relação entre vírus Zika e microcefalia

De acordo com a Prefeitura de Alta Floresta, a coordenação do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Alta Floresta determinou, por precaução, a suspensão das aulas.  No entanto, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Fernanda Santos,  há suspeita de outros casos, mas as equipes estão averiguando.

“Na verdade não existe um bloqueio químico, não existe uma barreira de contenção. O que existe, na verdade, são orientações de profilaxia relacionadas aos indivíduos já doentes e cuidados com aqueles que têm a possibilidade de adoecerem”, disse Fernanda.

Ela pondera que  é necessário não banalizar a doença. Explica que gestantes, recém-nascidos (neo-natos), crianças abaixo de cinco anos e adolescentes são as maiores vítimas.

Pontua ainda que são sérios os riscos de complicações. A doença pode gerar  pneumonia pelo vírus varicela e pode trazer uma meningococcemiaque.  “Mas não é a meningite do tipo A, B e C, é uma meningite por varicela, uma encefalite, ou seja, pode provocar uma inflamação,uma infecção generalizada que pode até levar ao óbito de 48 até 72 horas”, alerta Fernanda.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet