Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Reclamação respondida

Volume de lixo a ser coletado tem sido até 70% maior

O lixo que durante essa semana tem “sobrado” na porta das residências de Cuiabá é fruto de um fenômeno nada particular, que ocorre em todo o país: as festas de fim de ano. Essa é a explicação de Ricardo Rodrigues da Costa, gerente da Qualix na capital, empresa responsável pela coleta de lixo. Diariamente são recolhidas em média 470 toneladas. Na última segunda-feira, segundo o gerente, mais de 720 toneladas de lixo foram coletadas, um aumento de 70% no volume.


A reserva técnica da empresa é de 20%, o que não atende a demanda gerada durante os festejos de natal e ano novo. Outro problema que segundo Costa explica reclamações recebidas por cidadãos acerca de lixo não recolhido, é o comportamento de moradores.

Ele diz que cada local específico da cidade recebe coleta em três dias da semana, às segundas, quartas e sextas-feiras ou às terças, quintas e sábados, de forma que o morador sabe em que grupo de dias terá seu lixo recolhido.

No entanto, com o costumeiro volume maior de lixo gerado nesta época, muitos moradores acabam colocando na porta de casa o lixo em dias inadequados. “Por exemplo, se ele tem coleta às segundas, quartas e sextas, não adianta colocar o lixo para fora no sábado de manhã, porque ele só será coletado na segunda-feira”, explica Costa.

Exposto, o lixo acaba sendo mexido por pessoas, cachorros, gatos, recebe chuva, fica vulnerável ao clima e propício a ter o saco rasgado, espalhando dejetos em ruas e calçadas. O acondicionamento é de extrema importância, e é responsabilidade do cidadão, a quem a empresa deixa o alerta. É importante que o lixo seja colocado em sacos adequados.

O período de chuvas é outro fator que vem somar ao problema de coleta dos últimos dias. O lixo, molhado, fica mais pesado, ocupando mais a capacidade do caminhão coletor. Além disso, as condições ruins das vias de trânsito, esburacadas, ou alguns pontos que ficam bastante danificados com as chuvas, acabam por desacelerar o trabalho de coleta, gerando inclusive prejuízos ao funcionamento dos veículos.

Com a exposição desses fatores, atuando coletivamente, o gerente da Qualix em Cuiabá explica porque algumas regiões têm ficado com lixo acumulado nas portas, mas diz que a coleta tem sido feita normalmente, todos os dias, em todas os setores da cidade. “A coleta está em dia. O problema maior é volume desta época”, salienta.

Nesta virada do ano o problema gerado no natal deverá ser repetido, mas a empresa garante que em dois ou três dias, já com o volume reduzido de lixo, a coleta já deve voltar a acontecer normalmente, sem sobras nas portas das residências. Para auxiliar a questão, equipes também irão trabalhar durante o domingo (3).

Leia também:

Lixo acumula nas ruas da capital e moradores reclamam de descaso
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet