Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Cuiabá

Após corte de 14% em prêmio saúde, médicos anunciam greve a partir da próxima segunda-feira

Após corte de 14% em prêmio saúde, médicos anunciam greve a partir da próxima segunda-feira
Os médicos que atuam na rede pública de Cuiabá entram em greve na próxima segunda-feira, 7, de acordo com resultado de assembleia realizada na noite de quarta-feira, em Cuiabá. Nessa semana, o Sindicato dos Profissionais da Enfermagem também cruzaram os braços pela implantação de novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), apesar de decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que considerou o movimento como ilegal. 


Leia Mais:
Prefeitura realiza corte de 14% em incentivo à profissionais da saúde e alega redução de despesas

“Não podemos mais fechar os olhos trabalhar sem condições e não conseguir prestar um atendimento de qualidade para a população que depende da rede pública de Cuiabá. A saúde está pedindo socorro e faz tempo. Assim como nos enfermeiros, nós médicos também exigimos providências quanto ao caos de saúde instalado na Capital, é hora dos diferentes poderes atuarem para resolver os graves problemas que denunciamos e vivenciamos no dia a dia!”, afirma a presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso Eliana Siqueira. 

Segundo a assessoria do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT), o corte de 14% no Prêmio Saúde que atingiu todos os trabalhadores da saúde e  foi o estopim para a mobilização conjunta das categorias. Pagamento das horas extras, adequadas condições de trabalho para atender melhor a população e a implantação do Piso Nacional dos Médicos que é R$ 12.993,00 por 20 horas semanais, são reivindicações da categoria. Conforme o Sindicato, o salário é de  R$ 3,8 mil.

Outra exigência da categoria é quanto ao pagamento do Reajuste Geral Anual, cumprimento dos Acordos Coletivos homologados na Justiça e o adequado preenchimento das escalas de plantão defasadas de médicos e profissionais de enfermagem.

Nessa semana, a Prefeitura de Cuiabá informou que o corte de 14% deve-se ao Plano de Contingenciamento determinado pelo prefeito, ainda no ano passado, e tem como objetivo promover corte nos gastos públicos, a fim de fazer frente ao atual momento econômico. Deste modo, desde 2014 a estão vem promovendo uma série de medidas visando o enxugamento da máquina administrativa e o corte de gastos, de forma apropriada, diminuindo as despesas do poder público, de forma que essas medidas se traduzam  em benefícios aos cidadãos.
 
A Secretaria de Saúde (SMS), apresentou suas medidas, cumprindo com o plano de contingenciamento e atendendo ao Decreto 5.858/2015 adotando medidas administrativas para controle, reavaliação e contenção de gastos públicos, otimizando os recursos públicos existentes e a qualificação desses gastos, contribuindo para que o município pudesse alcançar e preservar o equilíbrio econômico-financeiro de suas contas. Além disso, citou ainda que o prêmio saúde precisava de uma readequação em razão da complexidade dos serviços, atividades e padrões de assistência.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet