Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Disputa

Botelho promete descentralizar Mesa Diretora e Maluf crê ser possível chapa de consenso

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Botelho promete descentralizar Mesa Diretora e Maluf crê ser possível chapa de consenso
Mesmo diante da resistência demonstrada pelo deputado Emanuel Pinheiro (PR), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), e o atual vice, deputado Eduardo Botelho (PSB), ainda acreditam ser possível a construção de uma chapa de consenso para a próxima Mesa Diretora, a ser eleita na primeira sessão de setembro.


Leia também:
Zeca Viana projeta crescimento da oposição em 2016 e prevê que metade dos deputados ficarão fora da base

Na próxima chapa, Botelho vai ser o candidato a  presidente, enquanto Maluf ficaria com a Primeira Secretaria. Existem ainda mais cinco cargos de menor expressão: do segundo ao quarto vice e, também, de segundo e terceiro secretários.
 
“Temos dois pré-candidatos à presidência. Mas a minha afinidade com o Botelho é imensa: ajudou em minha eleição e temos tudo para caminharmos juntos. Talvez seja uma Mesa Diretora que  haja uma disputa”, avaliou Maluf, para a reportagem do Olhar Direto.
 
“Continuo trabalhando para que consigamos formar uma chapa de consenso. Temos a primeira vice, segunda secretaria, terceira secretaria.  É bem possível chegarmos numa chapa de consenso, em setembro”, projetou Botelho.
 
Para arrefecer a postura de Pinheiro, o atual vice-presidente se compromete até mesmo a implementar um plano de descentralização da Mesa Diretora. “Vamos discutir e colocar em práticas, com cada cargo [da Mesa] com suas atribuições. A proposta era minha e não foi colocada por esta chapa [eleita com Maluf]. Eu tenho o firme propósito de descentralizar e distribuir os poderes da Mesa Diretora, em foram de colegiado”, pontuou Botelho.
 
Atualmente, o poder é exercito pela Presidência e Primeira Secretaria, no Edifício Dante de Oliveira. O presidente comanda os trabalhos legislativos, enquanto o primeiro secretário é ordenador de despesa.
 
Maluf explicou que deseja continuar na Mesa Diretora para concluir as reformas, no Poder Legislativo. “Eu comecei algumas ações aqui na Assembleia que gostaria de concluir. Para isso, tenho  que estar dentro da Mesa Diretora, onde sai as orientações de políticas de gestão. Acho importante ter alternância de poder, mas também acho importante concluir um ciclo administrativo que comecei, com profundas reformas”, pontuou o atual presidente.
 
Guilherme Maluf destacou que está  trabalhando para chapa de consenso justamente por causa das reformas. “A política é muito sazonal e daqui até setembro podem surgir outros candidatos [a presidente da Assembleia]. Gostaria de poder trabalhar a união das duas chapas e Assembleia Legislativa sairia fortalecida”, completou Maluf.
 
Maluf e Botelho divergem sobre a volta da eleição para a primeira semana de dezembro. Maluf entende que seria uma boa ideia, já que existem eleições municipais em outubro. Já Botelho crê que seria interessante para a próxima Mesa Diretora e avaliar que mudar a data, agora, seria como “altera as regras do jogo após o início da partida”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet