Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

HOMENAGEM MERECIDA

Câmara de Cuiabá aprova nome de ‘Jornalista Marcos Coutinho’ a creche da região Sul de Cuiabá

22 Mar 2016 - 15:38

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco e Lucas Bólico

Marcos Coutinho deixou um legado de busca da verdade e  amor pela notícia

Marcos Coutinho deixou um legado de busca da verdade e amor pela notícia

A Câmara de Cuiabá aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (22), a denominação de Jornalista Marcos Alberto Coutinho Barbosa para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), no bairro Nova Esperança II (Grande Pedra 90), a ser inaugurado no próximo dia 8 de abril, como parte das comemorações do aniversário da capital. O projeto de lei foi enviado ao Poder Legislativo pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) na semana passada e, antes de passar pelo crivo do plenário, recebeu pareceres favoráveis unânimes nas comissões de Constituição e Justiça; e de Educação, Desporto e Lazer.


Na justificativa do projeto, Mendes recorda que recebeu sugestões de diferentes segmentos da sociedade para que o nome de Marcos Coutinho faça parte de obras e monumentos da cidade. Ele morreu prematuramente em junho de 2013, aos 47 anos, vítima de parada cardiorrespiratória.    
 
“Marcos Coutinho imprimiu seu nome nas páginas da história do jornalismo mato-grossense, pelos serviços prestados ao seu Estado, com qualidade e responsabilidade”, pontuou o chefe do Poder Executivo, na argumentação enviada aos parlamentares.
 
Alguns vereadores se revezaram na tribuna para destacar a capacidade de Coutinho em se multiplicar em coberturas jornalísticas, coordenação de equipe e até consultoria política.  “Ele era, antes de tudo, um visionário. Geralmente enxergava a notícia em fatos simples, onde a maioria das pessoas não via nada”, pontuou o presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB).
 
“O jornalista Marcos Coutinho Barbosa era bom amigo e excelente empresário. Aliás, pouca gente conhecia sua verve empreendedora. Ele assumiu o Olhar Direto quando poucos acreditavam no noticiário online, em Mato Grosso”, citou o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB).
 
Para o vereador Dilemário Alencar (PTB), o jornalismo investigativo de Mato Grosso deve ser dividido em antes e depois de Marcos Coutinho. “Perdi um amigo e conselheiro. Era um profissional apaixonado pelo furo de reportagem. Portanto, a homenagem é mais que merecida”, observou Dilemário, na tribuna do plenário das deliberações do Palácio Pascoal Moreira Cabral, ao defender que haja também uma avenida com o nome de Coutinho.
 
De família tradicional de Cuiabá, Marcos Coutinho era apaixonado pelas coisas da terra. Ele se formou em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, na volta a Mato Grosso, atuou como repórter e editor nos jornais A Gazeta e Folha do Estado. Antes de assumir o Olhar Direto, também foi secretário de Comunicação de Cuiabá  correspondente nacional da Gazeta Mercantil em Mato Grosso. Ele foi casado por 23 anos com Izabel Manfrin Coutinho Barbosa, com quem teve três filhos: Matheus, Lucca e Joaquim.
  
Coutinho deixou como legado o grupo online composto por Olhar Direto, Agro Olhar, Olhar Jurídico, Olhar Conceito e Olhar Concurso – até fins de 2014 esteve no ar também o Olhar Copa. O grupo erguido graças ao amor e a dedicação ao jornalismo de Coutinho, hoje, é tocado pela diretora Izabel Coutinho e filhos, com a mesma simplicidade, honestidade e perseverança.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet