Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Terça-feira

Com saúde colapsada e 'lockdown branco' em pauta, Emanuel adia decisão sobre novas medidas

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Com saúde colapsada e 'lockdown branco' em pauta, Emanuel adia decisão sobre novas medidas
O último fim de semana tem sido de reuniões e muita dor de cabeça para o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que viu todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade colapsarem por conta da Covid-19. No fim da tarde de domingo (21), o emedebista havia dito que novas medidas seriam anunciadas nesta segunda-feira (22), mas pouco depois disso que analisará também o projeto do governo do Estado, de antecipação de feriados, para tomar uma decisão na terça-feira (23). Vale lembrar que o chamado 'lockdown branco' já estava em pauta desde a semana passada.


Leia mais:
Emanuel defende decisão coletiva sobre antecipação de feriados e demonstra preocupação com aglomerações

Segundo a prefeitura da cidade, Emanuel irá analisar o projeto do Governo do Estado sobre a antecipação dos feriados para conter o avanço do contágio da Covid-19.

Desde a sexta-feira (20), o prefeito tem se reunido com o Comitê de Enfrentamento de Combate à Covid e com os membros da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para discutir o assunto e avaliar a melhor opção, bem como estudando outras medidas para inibir o contágio da doença

Emanuel cogita desde a semana passada  uma espécie de "lockdown branco", que nas palavras do prefeito seria a antecipação de feriados. o que deixaria em funcionamento apenas serviços considerados essenciais. 

Ao Olhar Direto, Emanuel explicou que esse tipo de estratégia já estava sendo estudada desde a quarta-feira passada. Ontem, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), também sugeriu a mesma medida, que também será tomada em Campo Grande. 

"Vale dizer que remanejar feriados, antecipar isso, não deixa de ser um 'lockdown branco', pois em pelo menos uma semana tudo fica fechado. E temos que pensar no emprego e nas pessoas. Preciso da comprovação que isso irá fazer diminuir os casos, pois uma medida dessa natureza pode afetar muita coisa. Vidas está sempre em primeiro lugar, mas precisamos equilibrar com a oportunidade das pessoas trabalhares, dar total segurança e trabalho", disse o prefeito na ocasião.

Além dessa questão de 'lockdown branco', como frisou o prefeito, outras medidas devem ser anunciadas na próxima semana. Uma delas é colocação emergencial dos leitos de enfermaria no Hospital Militar. 

Antecipação de feriados

A proposta foi apresentada pelo governador do Estado ao setor comercial na última sexta-feira (19), e deve ser votada na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira.

Caso seja aprovada, serão decretados feriados do dia 24 ao dia 26 de março (quarta a sexta da próxima semana), e também nos dias 1 e 2 de abril (quinta e sexta) da semana posterior.

O deputado Max Russi, presidente da AL, vê a situação como um medida urgente e importante que precisa ser tomada. "O governo vai mandar o projeto na segunda e na mesma segunda queremos votar, em caráter urgente, urgentíssima, antecipando os feriados para os dias 24, 25 e 26. Vamos juntar cinco dias, consciência negra, aniversário da cidade e dia do trabalhador. É uma medida necessária e urgente para travar a prolliferação do vírus", disse o deputado neste sábado (20).

A sessão para aprovação ou não desse projeto será votado na segunda-feira (22), em sessão extraordinária já convocada pelo presidente Max Russi.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet