Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Obra de R$ 20 milhões

Com situação grave, COT da UFMT tem de ser entregue até agosto mas ritmo preocupa

Foto: Gcom

Com situação grave, COT da UFMT tem de ser entregue até agosto mas ritmo preocupa
O COT (Centro Oficial de Treinamento) da UFMT tem agosto como o prazo limite para ser entregue. Isso porque o local será utilizado como ‘campo de provas’ durante os Jogos Estudantis Brasileiros, nas provas de atletismo. Porém, o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, se disse preocupado com o ritmo do projeto, mas acredita que a partir da próxima semana as coisas “comecem a andar”. A obra está orçada em R$ 19.810.832,87. Uma fiscalização recente do TCE apontou que a situação é considerada grave.


Leia mais:
Fiscalização do TCE aponta que situação do COT da UFMT é grave e que cronograma não deve ser cumprido
 
“Nós temos que entregar a pista do COT da UFMT até agosto. Iremos receber os Jogos Estudantis Brasileiros e o atletismo será feito lá, já que a pista tem padrões internacionais. Agora, vamos concentrar nossos esforços neste projeto”, explicou o secretário durante a inauguração do primeiro voo internacional pós-Copa no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na última quarta-feira (20).
 
Segundo o secretário, a Secid (Secretaria de Cidades) tem feito reuniões semanais com as construtoras. O objetivo é acelerar os processos e evitar que problemas possam prejudicar o prazo: “Ainda não está no ritmo que nós queremos. Mas acredito que a partir da próxima semana começa a andar melhor”.
 
Também na última quarta-feira, o governo solicitou que, no prazo de 10 dias, a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) encaminhe as devidas correções dos projetos de engenharia relacionados ao COT da UFMT. De acordo com parecer técnico, realizado pela equipe de fiscalização da Adjunta de Obras da Baixada Cuiabana, os projetos destacam-se pela precariedade dos detalhamentos e cortes, não contam com apresentação dos quantitativos de serviços, planilhas orçamentárias e memórias de cálculos.
 
Ao todo, 44 itens necessitam de reajustes. As readequações são referentes à estrutura de cobertura dos sanitários, muro de arrimo, rampa, suporte de placa solar, camarotes, pista de atletismo, rede de drenagem, abastecimento de água, e ações de prevenção e combate a incêndio.

Situação grave

A Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do cumprimento dos Termos de Ajustamento de Gestão (TAGs) apontou, durante vistoria no último dia 13 deste mês, que a situação das obras no COT (Centro Oficial de Treinamento) da UFMT é grave. Foi revelado que a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) não tem passado os projetos complementares essenciais para continuidade e o término dos trabalhos. Os problemas financeiros das construtoras também são apontados como motivo. Em quase todas as obras visitadas foram encontradas patologias. 

COT
 
Retomada em 20 de outubro, as obras do COT da UFMT seguem em andamento e já ultrapassam os 75% de execução. Prevista para a Copa do Mundo, a estrutura esportiva deveria ter sido concluída nos primeiros meses de 2014 para ser utilizada como centro de treinamento para as seleções que disputariam o Mundial de Futebol em Cuiabá.
 
A estrutura, que conta com área total de 5,4 mil metros quadrados, tem capacidade de abrigar 1,5 mil torcedores, além de possuir campo de futebol ao lado do ginásio poliesportivo da instituição federal. Outra estrutura prevista para o COT é a instalação de pista de atletismo de padrão internacional, com piso sintético e 400 metros, sendo assim referência esportiva para o Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet