Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

saúde pública

Cuiabá, Palmas e Belém têm risco de surto de dengue, alerta Ministério da Saúde

Foto: Olhar Direto

Cuiabá está cheia de locais para reprodução do mosquito aedes aegypti

Cuiabá está cheia de locais para reprodução do mosquito aedes aegypti

Cuiabá, Palmas (TO) e Belém (PA) estão enquadradas naquelas em que há risco de contaminação de dengue. O alerta foi feito nesta terça-feira (18.1) pelo Ministério da Saúde, que divulgou dados do último levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti, o LIRAa, realizado em 1.459 cidades do país.


Segundo os dados oficiais, outros 318 municípios brasileiros estão em situação de risco para surto de dengue e 725 em estado de alerta. O balanço mostra que, apesar do sinal amarelo para 71% municípios, houve uma redução de 80% nos casos de dengue e de 95% de óbitos na comparação entre o primeiro bimestre deste ano e o do ano passado.

Leia mais
Casos de dengue caem 80% no 1º bimestre de 2014, diz ministério
Sinop continua liderando casos de dengue no Estado seguido de Cuiabá

Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), São Luís (MA), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO) estão em estado de alerta.

O ministro Arthur Chioro ressalvou, no entanto, que o resultado pode ser explicado devido ao excesso de chuvas em diversas regiões e ao aumento de 48% no número de municípios avaliados pelo LIRAa em comparação aos levantamentos dos ano passado.

Em relação ao número de casos, entre janeiro e fevereiro deste ano, foram registradas 87 mil notificações da dengue, ante 427 mil no mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 80%.

Desse total, 420 casos foram considerados graves (ante 2.621 no ano passado) e nove levaram à morte (em 2013, houve 192 óbitos neste período).

Dez Estados concentram 86% dos casos de dengue registrados este ano. Goiás lidera o ranking, com 22.850 registros. Em seguida estão São Paulo, com 16.147 casos, e Minas Gerais, com 14.089 infectados pela doença. As cidades com maior incidência são Goiânia (6.089), Luziânia (2.888), Aparecida de Goiânia (1.838) e Campinas (1.739).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet