Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

efeito eleições

Dilmar Dal’Bosco e Oscar Bezerra são favoritos para assumir liderança do governo no lugar de Wilson

Foto: ALMT

Oscar Bezerra e Dilmar Dal'Bosco são cotados para assumir liderança do governo

Oscar Bezerra e Dilmar Dal'Bosco são cotados para assumir liderança do governo

O governador Pedro Taques (PSDB) deve definir, nos próximos dias, o novo líder do seu governo na Assembleia Legislativa. O Olhar Direto apurou que, atualmente, os mais cotados são Oscar Bezerra (PSB) e Dilmar Dal’Bosco (DEM). Um deles deve substituir o atual líder, Wilson Santos (PSDB), que pretende tirar licença do mandato em 31 de agosto, para se dedicar à sua campanha para a Prefeitura de Cuiabá.


Leia mais:
Leonardo entregou vice-liderança de Taques por achar que faltou diálogo na votação da RGA
 
Segundo informou uma fonte, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, ainda vai se reunir com cada um dois cotados para definir o novo líder. Ambos teriam tido amplo respaldo dos deputados governistas consultados sobre a situação. O deputado Leonardo Albuquerque (PSD) também chegou a ser cotado para a função, porém, deve ficar como vice-líder. Ele foi vice durante o período de liderança de Wilson, e chegou a entregar o cargo após votar contra o governo na lei da Revisão Geral Anual (RGA) 2016.

Procurados pela reportagem do Olhar Direto, tanto Dilmar quanto Oscar negaram terem sido consultados sobre a possibilidade. O deputado do PSB disse que, ao ser consultado, indicou Dilmar para ser líder. Porém, se for convidado para assumir a liderança, Oscar garante que estará pronto para a missão. “Estarei com a peixeira pronta para descascar esse abacaxi”, brincou, fazendo referência aos desgastes e embates que o líder tucano enfrentou no exercício da função.

Dilmar, por sua vez, desconversou ao ser questionado.  “Eu acho impossível eu ser chamado para ser líder, porque tem vários deputados que são preparados e são mais próximos do governador. Eu sou da base, defendo o governo, mas entendo que outros estão na minha frente para serem líderes”, disse. Ele avaliou, ainda, que o novo líder deve focar em ser mais conciliador com os deputados, do que se expor na mídia e na tribuna para defender o governo, como Wilson fazia com frequência.

Oscar Bezerra tem a seu favor o fato de ter uma boa relação com a oposição e a proximidade com o governador Pedro Taques. Além disso, o parlamentar tem base eleitoral em Juara, e é adversário da família Riva no município. Sua esposa, Luciane Bezerra (PSB), foi presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) na gestão Taques e é candidata a prefeita de Juara.

Dilmar Dal’Bosco também tem bom trânsito com a maioria dos deputados, e tem a confiança do vice-governador Carlos Fávaro (PSD). Ele apresentou os projetos de lei complementar nº 19 e 22, aprovados no dia 12 de julho de forma polêmica, que reduzem as restrições ambientais para o setor madeireiro e para atividades que causam risco aos recursos hídricos, e foram elaborados, segundo o deputado, em parceria com Fávaro. 

Por outro lado, os dois cotados já se envolveram em embates contrários ao governo, principalmente nas questões ambientais, já que possuem ligação com o setor agropecuário e madeireiro, e na questão tributária, pois também representam o setor empresarial. Ambos lideraram o debate sobre o Decreto nº 380, que altera a cobrança de ICMS em Mato Grosso.

Hoje aliados, Oscar e Dilmar já se envolveram em uma briga durante a eleição suplementar para prefeito de Juara, realizada em 2013. Oscar chegou a agredir Dilmar com uma borduna (arma indígena) e foi detido. Ele alegou que o deputado do DEM ameaçou seu irmão com uma arma e, por isso, ele reagiu. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet