Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Velhos problemas

Fiscalização do TCE encontra problemas em quase todas obras da Copa; empresas alegam falta de dinheiro

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Fiscalização do TCE encontra problemas em quase todas obras da Copa; empresas alegam falta de dinheiro
Problemas em relação ao cronograma de trabalho, falta de trabalhadores e descumprimento de metas de parceiros e empresas. Isto foi o que a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do cumprimento dos Termos de Ajustamento de Gestão ( TAGs), assinados com o Governo do Estado, empreiteiras e Tribunal de Contas de Mato Grosso, encontrou durante a vistoria de 17 obras entre Cuiabá e Várzea Grande e que são objeto dos termos de ajustamento.


Leia mais:
Reunião entre Consórcio e Governo termina sem acordo; novo encontro em 10 dias

O representante da comissão do TCE-MT, conselheiro substituto, João Batista Camargo, avaliou as obras acompanhado do secretário adjunto de Obras da Baixada Cuiabana da Secretaria de Estado de Cidades, Augusto César Figueiredo, fiscais, engenheiros das empresas contratadas e auditores do Tribunal. Em quase todas as obras, o cenário era o mesmo: problemas.

A comissão foi instituída em março deste ano, pela Portaria nº 044/2016, e tem como membros o conselheiro José Carlos Novelli, o conselheiro substituto, João Batista Camargo, o procurador Alisson Carvalho de Alencar e os auditores Lafayete Garcia Novaes e André Luis Souza Ramos. "Serão feitas várias vistorias e produzidos relatórios bimestrais de acompanhamento das obras que foram objeto de 22 TAG, assinados no final do ano passado. Os relatórios vão espelhar a situação de cada obra, se o cronograma está sendo cumprido, se a obra está evoluindo e se vai terminar no prazo, conforme previsto no TAG. A proposta é produzir cinco relatórios este ano", explicou João Batista.

Foram inspecionados o Complexo do Tijucal, Estrada do Moinho, COT UFMT, Avenida Parque do Barbado, iluminação da travessia urbana, Morro do Despraiado, Trincheira do Santa Rosa, Entorno do Lote I, muro limitrofe, canalização do córego 8 de Abril, entorno do Lote II, Trincheira Santa Isabel, Rodovia Mario Andreazza, estrada da Guarita, Trincheira Ciriaco Cândia, Complexo da FEB e aeroporto Marechal Rondon.

A base e a pista da Rodovia do Moinho (Av. Arquimedes Pereira Lima), na região da Associação Médica, possuem muitas falhas e terão que ser refeitas. A obra está em processo de retomada dos trabalhos e faz parte do consórcio Hitec Trimec. "Por conta das chuvas, o serviço só poderá ser retomado agora. Também serão feitas mudanças no projeto executivo e implicam em aditivo para que sejam feitas travessias de pedestres", lembrou o auditor e engenheiro do TCE, André Luis.

No caso das trincheiras do Santa Isabel e Santa Rosa , está sendo feito uma avaliação nas paredes das trincheiras, para verificação de problemas com o sistema de drenagem. Também foi verificado a implantação de passarelas e reparos nas cortidas das trincheiras.

Em todos os pontos visitados, foram averiguados se os problemas encontrados nos relatórios anteriores da Secid e do TCE estão sendo corrigidos. "Governo e TCE estão empenhados para que estas obras sejam concluídas. Há muito o que ser feito para que as obras sejam finalizadas, mas vamos manter vigilância permanente para que essas elas cheguem ao final e sejam entregues para a sociedade", ressaltou João Batista. Os relatórios produzidos pela comissão do TCE serão encaminhados ao relator da Secid, conselheiro José Carlos Novelli, e divulgados para a população.

Além disto, as empresas também apresentam dificuldade financeira para tocar os projetos. "Devido a crise econômica, todas as empreiteiras estão com problemas. Elas estão sem fluxo de caixa e não possuem recursos próprios para dar andamento nas obras", pontuou o conselheiro substituto. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet