Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

comilança

Governador almoça com deputados para pedir aprovação de novo Fethab, RGA e discutir emendas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Governador almoça com deputados para pedir aprovação de novo Fethab, RGA e discutir emendas
A cúpula do Governo do Estado e 15 deputados da base governista almoçaram juntos nesta quarta-feira (15) para discutir a aprovação da reformulação do Fethab, aplicação da Revisão Geral Anual (RGA) e a liberação das emendas parlamentares a partir da próxima semana. Após o almoço, realizado no Palácio Paiguás, sede do Executivo Estadual, a expectativa do governo é de conseguir 20 votos favoráveis para os dois projetos. 


Leia também:
Pedro Taques confia na Assembleia para aprovar 6% de RGA para servidores com urgência

Da parte do governo participaram o próprio governador Pedro Taques (PSDB); o vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro (PSD); o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Zamar Taques; e o secretário de Educação, Marcos Marrafon, que é também ex-secretário de Planejamento.

Da base governista foi confirmada a presença do líder do governo e o vice-líder do governo, Wilson Santos (PSDB) e Leonardo Albuquerque (PSD); representando a Mesa Diretora o primeiro-secretário, Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, e o primeiro-vice presidente, Eduardo Botelho (PSB); além de Max Russi (PSB), Oscar Bezerra (PSB), Pedro Satélite (PSD),  Wagner Ramos (PSD), Mauro Savi (PSD), Jose Domingos Fraga (PSD) e Sebastião Rezende (PSC). Também participou o deputado autointitulado independente  José Carlos do Pátio (SD), que não se considera governista ou oposição.

Segundo alguns parlamentares, o presidente da AL, Guilherme Maluf (PSDB), precisou se ausentar do almoço devido a uma emergência em seu hospital, enquanto o deputado Baiano Filho (PMDB), precisou se ausentar por motivos médicos. Outros dois deputados participaram do almoço.

O novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação deverá ainda incluir a finalidade de Investimentos Sociais, ampliando a sigla para “Fethabis”. A proposta foi bem recebida pelos parlamentares. Zé do Pátio (SD) avisou que deverá fazer emendas ao projeto para melhora-lo com conhecimento adquirido como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sonegação e Renúncia Fiscal.

Quanto ao RGA, a proposta é de pagar 6% de reposição da inflação em três parcelas, em setembro, janeiro e abril de 2017, com datas para o pagamento dos 5,28% restantes: em duas parcelas, em maio e setembro de 2017. Todos os pagamentos serão retroativos à data base de maio de 2016, porém, sempre condicionados aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O projeto de lei ainda traz a suspensão de nomeação de novos servidores no Poder Executivo estadual até quitação da RGA 2016.

Também ficou acordado que o governo começará a liberar as emendas parlamentares a partir da próxima semana. Está prevista a realização de um evento com a presença dos prefeitos dos municípios beneficiados pelas verbas direcionadas através do deputados. Contudo, ao invés dos R$ 4,8 milhões garantidos por lei, será liberado R$ 2,4 milhões para cada parlamentar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet