Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

retrato triste

Ibope aponta que 47% da população pouco se importa com eleições em Cuiabá; Quanto menos dinheiro, menor o interesse

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ibope aponta que 47% da população pouco se importa com eleições em Cuiabá; Quanto menos dinheiro, menor o interesse
A mais recente pesquisa feita pelo Ibope aponta que quanto menor a renda do eleitor cuiabano, menor o interesse no segundo turno das eleições municipais de 2016. De acordo com o levantamento, os mais atentos ao processo eleitoral estão entre os mais abastados e a preocupação com o pleito diminui de acordo com a renda salarial.


Leia mais:
Emanuel Pinheiro lidera pesquisa Ibope contra Wilson em todas as categorias

Num cômputo geral, 47% dos eleitores se interessa pouco ou nada pelo resultado do pleito que definirá qual será o prefeito a frente de Cuiabá durante o aniversário de 300 anos do município. Contra essa onda de desinteresse, 53% dos eleitores se dividem entre 27% que se interessam muito, enquanto 25% demonstram um interesse médio.

Entre os poucos interessados, 23% dão um pouco de atenção a eleição, enquanto 24% afirmam não ter nenhum interesse no resultado da disputa para prefeito de Cuiabá. Um por cento dos entrevistados não soube ou não quis responder a pergunta.

O 1º turno das eleições de Cuiabá deste ano registrou um recorde de abstenções, com um total de 26% de pessoas optando por não comparecer a votação. Somado aos votos brancos e nulos, essa opção reuniu 127.987 eleitores, uma quantia superior aos votos do primeiro colocado, Emanuel Pinheiro (PMDB), que marcou 98.051 votos.

Sozinha, a abstenção de 82.660 teve mais votos que o segundo colocado a se classificar para o 2º turno da disputa, Wilson Santos (PSDB). O tucano foi escolhido por 81.531 eleitores.

Quanto menos dinheiro, menor o interesse

O levantamento foi dividido em três faixas de renda: mais de cinco salários mínimos; entre dois e cinco salários mínimos; e até dois salários. O menor interesse de todos nas eleições está no grupo com menor renda. Entre eles, mais da metade dos eleitores, 51%, tem pouco ou nenhum interesse nas eleições.

Já no primeiro grupo se concentram o maior índice de atenção a pleito, aonde 31% dos entrevistados afirmou ter muito interesse e 24% um interesse médio, em um total de 55% pessoas interessadas no processo. Já 44% das pessoas se interessam pouco ou nada

No grupo do meio, 28% dos entrevistados afirmou que se interessa muito pelo pleito e 25% tem um interesse médio. Entre eles, 47% se interessam pouco ou nada na escolha do futuro prefeito de Cuiabá.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet