Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Início da vacinação contra gripe no CE é adiado por causa do feriadão

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou oficialmente nesta terça-feira (22), mas, no Ceará, muitos municípios ainda estão à espera das vacinas. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, responsável pela distribuição das doses, como medida de precaução e para garantir a qualidade dos estoques, a maior parte das regionais de saúde do Ceará decidiu pegar as vacinas após o feriadão. As coordenadorias regionais redistribuem as vacinas para os municípios de cada região.


Em Fortaleza, nenhum dos postos de saúde ofereceu a vacina nesta terça-feira (22). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no primeira dia da campanha, as vacinas foram distribuídas. A previsão da secretaria é que, nesta quarta-feira (23), todos os 92 postos de saúde estejam com as doses para iniciar a vacinação. Segundo a SMS, como os postos de saúde não funcionaram durante o feriadão, haveria o risco de oscilação de energia nos equipamentos que armazenam as vacinas.

Nos outros municípios cearenses, a vacinação deve se normalizar também na quarta-feira (23), de acordo com a Sesa. As coordenadorias regionais de Saúde de Icó, Tianguá, Crato, Juazeiro do Norte e Itapipoca pegaram as doses antes do feriadão na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do Estado, em Fortaleza. As outras 17 regionais começaram a recolher suas doses a partir da manhã desta terça-feira (22).

Público-alvo

No Ceará, a meta neste ano é imunizar 80% da população de 1.995.760 pessoas, superando o público-alvo de 2013, que foi de 1.567.976 pessoas. Dentro da nova meta do Estado estão incluídos as 383.098 crianças de 2 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o novo público incluído na campanha de vacinação. No ano passado, o limite de idade da campanha nacional para vacinação de crianças era de seis meses a menores de dois anos.

Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, serão vacinados nesta campanha idosos com 60 anos ou mais, as gestantes, as puérperas – até 45 dias após o parto, os trabalhadores de saúde, os grupos portadores de doenças graves crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os povos indígenas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Os idosos são o maior grupo a ser vacinado. No Ceará, somam 924.727. Em seguida vem as crianças de dois a menores de cinco anos. Em terceiro lugar, as que têm entre seis meses e dois anos, no total de 192.884. Os trabalhadores de saúde aparecem em quarto lugar, com 138.790 como público-alvo a ser imunizado contra a gripe comum. As gestantes somam 96.442 e as puérperas 15.853. Já os indígenas serão 21.404.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet