Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

400 mil sem aulas

MPE, Sintep e Governo do Estado tentam colocar fim à greve dos professores

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

MPE, Sintep e Governo do Estado tentam colocar fim à greve dos professores
Após 55 dias de greve, o  Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Ministério Público Estadual e o Governo do Estado estarão reunidos a partir das 14h desta terça-feira (26), na tentativa de firmar um acordo para o fim da paralisação. Com o movimento, mais de 400 mil estudantes da rede pública estão sem aulas. O Governo de Mato Grosso é responsável por 750 unidades escolares. 


Leia Mais:
Taques conversa com professores em vídeo, garante escola 100% pública e pede fim da greve

O Sindicato cobra a suspensão integral do edital das Parcerias Público Privadas (PPP’s), proposta para integralizar os percentuais da Lei 510/13 até a próxima data base da categoria, evitando prejuízos nas futuras negociações e comprometimento da política da dobra do poder de compras dos salários.
 
 “Já temos um calendário de atividades que prevê atos locais no dia 27/07 e ato público estadual dia 01/08”, relata o presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes do Nascimento.

Na última semana, o secretário de Educação, Marco Aurélio Marrafon, dirigiu um apelo para que os professores encerrem a greve e voltem às salas de aula. Ele anunciou também que a Seduc vai realizar concurso público para a carreira dos profissionais da educação básica, com o cronograma obedecendo o número de vagas e critérios de seleção – tudo definido em 30 dias.
 
Após vários apelos aos servidores, o governador Pedro Taques chegou a publicar um vídeo onde faz um pedido para que a categoria volte às atividades. “A iniciativa privada constrói e coloca os vigilantes. O Sintep quer agora que a merendeira não seja da PPP, nós discutimos e a merendeira não vai ser de PPP, o inspetor também não. A PPP vai construir a escola e nós pagamos por mês. Depois de 20 anos, é do Estado isso. Nós não vamos cobrar mensalidade, não vamos mandar embora professor”, garantiu aos profissionais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet