Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

crise

Pedro Taques promete salários no prazo legal e vai a Brasília na segunda “buscar solução”

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Pedro Taques promete salários no prazo legal e vai a Brasília na segunda “buscar solução”
O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que vai pagar o salários dos servidores dentro do prazo constitucional, dia 10 do mês subsequente ao trabalhado, e buscará em Brasília, na segunda-feira (31), uma solução para o “fantasma do escalonamento” do salário de outubro. No caso O tucano não respondeu se irá ou não dividir o pagamento dos servidores de acordo com a faixa salarial, como foi feito com os vencimentos de setembros.


Leia mais:
Paulo Taques rebate críticas ao “feriadão” e pede que oposição fale a verdade

“Os salários dos servidores nos vamos pagar no prazo que é legal, que é constitucional, pode ficar tranquilo, segunda-feira ainda vou a Brasília para buscar soluções para o problema que é uma crise nacional hoje. Segunda-feira nós teremos essa noção. Tenho a expectativa de buscar uma solução na segunda”, afirmou o governador, na tarde de sexta-feira (29).

Antes de chegar na Praça das Bandeiras, aonde foi feita uma entrega de maquinários agrícolas destinadas a agricultura familiar à prefeituras do interior, ele estava reunido com o secretário da Fazenda, Seneri Paludo, para tratar desse assunto. No início da semana, havia sido dito que na sexta existiria uma posição sobre como seria feito o pagamento do salário dos servidores.

Em Brasília, Pedro Taques deve tentar o recebimento do  Auxílio Financeiro Para Fomento de Exportações (FEX). Apesar de a Medida Provisória nº 749 prever o pagamento do FEX de 2016 até dezembro, Pedro Taques afirma ter recebido garantias do presidente Michel Temer (PMDB) de que as verbas serão enviadas pela União no início de novembro. Mato Grosso vai receber R$ 391 milhões do fundo.

Desde a gestão Blairo Maggi (PP), iniciada em 2002, os salários dos servidores são pagos no último dia do mês trabalhado. Contudo, o governador Pedro Taques e seu secretariado afirma que tem tido dificuldades com a folha devido à crise econômica nacional e a várias leis de carreiras aprovadas no último ano da gestão Silval Barbosa (PMDB), 2014, as quais teriam inchado as contas públicas.

O governador, no entanto, salienta que não atrasará salarias, mas deixa em aberta a possibilidade de usar todo prazo legal possível para isso. Em setembro, os salários dos servidores foram pagos em três etapas, começando pelos menores, deixando por ultimo os maiores e o gabinete do próprio governador.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet