Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

NO TABULEIRO DE XADREZ

PTB desiste de Mauro Mendes e decide lançar empresário para prefeito de Cuiabá

Foto: Carlos Rizzo / Divulgação

Roberto Bezerra, presidente do PTB, com Donizete da Castrillon, pré-candidato a prefeito de Cuiabá

Roberto Bezerra, presidente do PTB, com Donizete da Castrillon, pré-candidato a prefeito de Cuiabá

Considerado da elite num passado não muito distante e pouco consultado recentemente, o PTB decidiu dar o seu grito de independência e lançar o empresário Antônio Donizete Aguilera, conhecido como Donizete da Castrillon, para a Prefeitura de Cuiabá. “Sem dúvida, ele tem condições de fazer a diferença [na campanha eleitoral] e, se eleito, mudar o conceito de administração em Cuiabá”, avaliou o presidente da Executiva Municipal do PTB, Roberto Bezerra, mentor intelectual da pré-candidatura de Donizete da Castrillon.

 
Desta forma, aparentemente, o PTB rompeu de vez a esperada coligação com o prefeito Mauro Mendes (PSB), provável candidato à reeleição. O diálogo com o Partido Socialista Brasileiro era conduzido pelo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), morto prematuramente no último dia 20. Até então Pinheiro tinha o aval do presidente da Executiva Regional, ex-prefeito Chico Galindo Filho.

Leia Mais:
- Mauro Mendes deixa claro que deseja aliança com partidos de Taques e Maggi, mas não fala de reeleição

- Julier Sebastião articula para se firmar como voz da oposição na disputa pela Prefeitura de Cuiabá
 
Sobre a decisão de lançar candidatura própria, Roberto Bezerra observou que a postulação possui o aval do Diretório Nacional e que existem pesquisas qualitativas que indicam a possibilidade do petebista ser o “fiel da balança”, no pleito de outubro, para o Palácio Alencastro.  “É certo que o eleitorado está cansado disso que está aí e deseja gente nova, sem comprometimento com o establishment que domina a vida pública da Capital há décadas”, ponderou ele.
 
Roberto Bezerra argumentou que, em favor de Donizete da Castrillon, também pesou o seu êxito na vida empresarial. “É administrador competente e, se for eleito prefeito, vai implementar um estilo de gestão que tende a refletir, positivamente, por muitas décadas em Cuiabá”, pontuou Bezerra, tomando o cuidado para não citar o rompimento com Mauro Mendes.
 
O Diretório Municipal do PTB da como certa a coligação com o DEM e pelo menos mais quatro partidos, no pleito de Cuiabá. “A gente articula com outras legendas, onde se pretende agora colocar em discussão quem   deve sair o vice de Donizete”, citou o dirigente petebista.
 
A Executiva Nacional do PTB  recomendou candidaturas próprias em todas as capitais. Dentro de poucos dias, o partido estará em condições de anunciar a chapa completa, com a escolha do candidato a vice-prefeito, e também quais os partidos que vão apoiar a campanha dos petebistas. “A partir de hoje, o Donizete da Castrillon começa as conversas com as outras forças políticas”, afirmou.
 
Sobre romper com Mendes  e o PSB, o caso não está  claro e é tratado como algo que “faz parte da dinâmica da política”.
 
“Política não pode ser compreendida como ação solitária, mas sobretudo como exercício da solidariedade”, definiu Roberto Bezerra, num recado explicito a Mauro Mendes. O PTB possui a quinta maior bancada, na Câmara dos Deputados.
 
Em 2012, o PTB elegeu quatro vereadores, na Capital: Júlio Pinheiro, Leonardo de Oliveira, Clovito Hugueney e Dilemário Alencar. Dos quatro, somente Júlio Pinheiro continuou filiado ao partido de Getúlio Vargas – até à sua morte.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet