Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Política MT

solução caseira

Taques anuncia Marrafon como secretário de Educação; secretário conduzirá PPPs nas escolas

Foto: Mayke Toscano/GCOM-MT

Taques anuncia Marrafon como secretário  de Educação; secretário conduzirá PPPs nas escolas
O governador Pedro Taques (PSDB) anunciou, há pouco, a escolha do secretário de Estado de Planejamento (Seplan), Marco Marrafon, para assumir a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O anúncio foi feito durante visita a escolas estaduais da capital, nesta manhã (23), quando Taques esteve nas escolas Presidente Médici, Liceu Cuiabano e André Avelino.


Leia mais:
Após operação do Gaeco, Taques pode adotar solução caseira e nomear secretário Marrafon na Seduc
 
Conforme o Olhar Direto havia adiantado em primeira mão, Marrafon foi escolhido por ser da confiança do governador, e é visto como uma solução para tentar acalmar a crise instalada na pasta com a deflagração da Operação Rêmora. Três servidores da Seduc foram presos na operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), que foi deflagrada em 3 de maio e desmantelou um esquema de fraudes em licitações de obras que somam R$ 56 milhões.

Marrafon substitui José Arlindo Oliveira, que comandou a pasta interinamente por 20 dias, após o titular Perminio Pinto (PSDB) entregar o cargo. Além da crise causada pelo escândalo de corrupção, Marrafon assume a Seduc no momento em que os servidores da Educação planejam aderir à greve geral dos servidores estaduais, que cobram a reposição inflacionária de 11,28% prevista na Revisão Geral Anual (RGA).

O governo ofereceu apenas 7% aos professores, com base na lei de carreira aprovada no governo passado – o valor, porém, não cobre o aumento real acordado com a categoria. A assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) está marcada para esta tarde, e a tendência é que seja aprovada a greve a partir desta terça-feira (24).

Marco Marrafon comandará o maior orçamento do governo, no valor de R$ 1,9 bilhão este ano. Ele também vai comandar o processo de implantação das Parcerias Público-Privadas (PPP) nas escolas. Na Seplan, Marrafon foi o responsável pelo desenho da reforma administrativa do Estado, e conduziu o processo de idealização das PPPs, para terceirização de diversos serviços. A medida já provoca polêmica, e levou à ocupação da Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro, em Várzea Grande, neste domingo (22), por alunos que são contrários à possibilidade de privatização.

Ao anunciar Marrafon como secretário de Educação, o governador Pedro Taques declarou que o Estado não privatizará nenhuma escola. Lembrando que sempre estudou em escolas públicas, ele afirmou que acredita nas escolas públicas de Mato Grosso. “O que vamos fazer é reformar as escolas como aquilo que se denomina de PPP, que são Parcerias Público-Privadas. O diretor de uma escola não tem que ficar perdendo seu tempo com pintura de escola, com banheiros que precisam de reforma ou da falta de acessibilidade. Quando tratamos das PPPs queremos que os gestores tenham mais tempo para os alunos com atenção e intensificação do processo pedagógico”, argumentou.   

Três pilares

Marco Marrafon informou aos alunos visitados nesta segunda que as PPPs servirão para ampliar a oferta de vagas no ensino público. Está programada a construção de 31 escolas e a reforma de outras 45, o que levará à abertura de 40 mil vagas, segundo o novo secretário. Ele afirmou que a parceria com a iniciativa privada não abrange o ensino, mas apenas a parte estrutural dos prédios. “Ao final da operação a iniciativa privada devolverá a estrutura para o Estado, fazendo o processo inverso da privatização”, garantiu ele.

O secretário mencionou a qualidade do ensino e a digitalização como os outros dois pilares de sustentação do trabalho que planeja realizar na Seduc. Com relação ao ensino, ele destacou o aumento de 7% aos professores e o investimento em cursos de formação, além do debate sobre o sistema de ciclos e a busca por melhoria dos resultados no Ensino Médio. O outro pilar, do Governo Digital, visa a aumentar a interação com a comunidade escolar, que poderá opinar sobre a escola do futuro.

O novo secretário falou sobre o desafio de assumir a maior secretaria do Estado em orçamento e em número de servidores. “Foi com muita honra e coragem para enfrentar o desafio dado pelo governador Pedro Taques e fazer aquilo que é minha vocação, trabalhar o ensino e pensar o novo na educação, construída a partir de bases inovadoras”, disse.

Currículo 

Nascido em São Paulo (SP), Marco Marrafon chegou a Mato Grosso ainda criança. Morou em Juara e cursou direito na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Após fazer mestrado em Direito do Estado em Curitiba (PR), ele fez doutorado também em Direito do Estado, parte concluído na Itália.

Também foi aprovado para professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na disciplina de Direito e Pensamento Político. Antes de ingressar no Governo de Mato Grosso, Marrafon atuava como consultor jurídico do Senado Federal. Ele comandou a Seplan por 1 ano e cinco meses, desde a posse de Pedro Taques como governador.

Atualizada às 10h10 e 10h27.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet