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Sexta-feira, 26 de abril de 2024

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Taques avalia que Caravana da Integração deu passos importantes para abrir portos de Chile e Peru, no Pacífico

Foto: José Luiz Medeiros / GCom-MT

Taques avalia que Caravana da Integração deu passos importantes para abrir portos de Chile e Peru, no Pacífico
O principal avanço da Caravana da Integração, encerrada nesta quinta-feira (28), no Porto de Matarani (Peru), foi apresentar o potencial de Mato Grosso, no contexto brasileiro, e abrir os portos dos Oceano Pacífico para possíveis exportações. O entendimento do governador José Pedro Taques (PSDB), que comandou a caravana, é de que os frutos começarão a serem colhidos muito antes do que se imagina.

 
“Fomos recebidos no imponente Porto de Matarani [Peru] pela governadora Yamila Osório e pelo ministro ministro Hernando Torres. Oportunidade de conhecer o complexo e também apresentar nosso Estado. A governadora afirmou que há um comitê trabalhando pela construção de mais estradas e ferrovias. O governo tem tratativas com empresários chineses, que têm interesse neste trajeto de saída para a produção”, explicou Pedro Taques, em sua pagina no Facebook.

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“Nosso desejo, além da exportação e comercio, é impulsionar o turismo entre as regiões”, ponderou. Pedro Taques e comitiva se reuniram também com governadora Damila Osorio Delgado, de Arequipa (Peru), e diretores do complexo portuário de Maratani. “A governadora, que demonstrou grande entusiasmo com a possibilidade dos produtos de Mato Grosso serem transportados ao mundo via Pacífico,  a partir de Matarani. Levaremos informações do nosso estado para empresários locais que possuem interesse de investimento no Brasil”, justificou ele.
 
Nesse contexto, Pedro Taques, representantes do setor produtivo e professores de UFMT e Unemat aproveitaram muito bem as visitas técnicas aos portos de Ilo e Matarani, no sul do Peru. Os dois locais estão na lista de portos que podem transportar parte da produção de Mato Grosso pelo Oceano Pacífico.
 
A Caravana da Integração conheceu de perto e em detalhes o funcionamento do Porto de Matarani, o maior da região.  Ficou patente ser  possível o carregamento dos dois módulos que compõe o porto. No primeiro módulo, o porto consegue carregar 2 mil toneladas por hora e no segundo o volume por hora é de 1,5 mil toneladas. Para grãos, a capacidade de carregamento é de 600 mil toneladas por hora, além de conseguir armazenar 75 mil toneladas de grãos em silos.
 
A capacidade de armazenamento ainda é expansível – hoje compreende 60 hectares e 160 hectares ainda estão disponíveis. O porto é administrado pela iniciativa privada desde 1999. Neste período, a movimentação saltou de 900 mil toneladas para quatro milhões de toneladas, em 2015. E a atual administração do porto revela que a meta é encerrar 2016 transportando oito  milhões de toneladas.
 
"Estou segura de que com o convênio que vamos firmar com o governador de Mato Grosso vai melhorar o intercâmbio tecnológico que também necessitamos, promover na região também a infraestrutura, principalmente, com ferrovias que entendemos ser importantes para dar mais competitividade", observou Damila Osório.
  
Durante quase seis dias, a Caravana da Integração percorreu a Bolívia, o Chile e o Peru, de forma didática e paciente.   Pedro Taques sabe o desafio que espera pelos desbravadores e, principalmente, as dificuldades que se impõe para conquistar novas fronteiras.
 
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