Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

bastidores

Teto do PS, aposentadoria de Emanuel Pinheiro e Ararath “esquentam” primeiro debate; veja como foi

29 Ago 2016 - 10:30

Da Reportagem Local - Jardel Arruda e Laíse Lucatelli/ Da Redação - Lucas Bólico e Wesley Santiago

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Teto do PS, aposentadoria de Emanuel Pinheiro e Ararath “esquentam” primeiro debate;  veja como foi </font color=orange
O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Cuiabá teve temperaturas mais "altas" quando alguns pontos polêmicos envolvendo os candidatos vieram à tona. Emanuel Pinheiro (PMDB) citou a operação Ararath, o que rendeu um direito de resposta para Julier Sebastião (PDT). O ex-magistrado, por sua vez, tentou provocar Wilson Santos (PSDB), questionando se caso fosse eleito novamente, o teto do Pronto-Socorro voltaria a cair. Procurador Mauro (Psol) também ganhou direito de resposta, quando Julier o acusou de esconder sua profissão e “meter a mão” nos impostos dos contribuintes.


Outra polêmica levantada foi a aposentadoria de Emanuel Pinheiro na Assembleia Legislativa, levantada por Julier. O pedetista, aliás, apresentou uma das posturas mais “combativas” ao longo do programa. Tanto que gerou uma queixa de Renato Santtana (REDE). “Tem candidato que vem pro debate achando que isso aqui é um ringue”, reclamou. Em entrevista concedida ao término do debate, Julier afirmou que vai manter essa postura nas próximas oportunidades. “Apresentamos criticas e propostas porque um debate se faz assim. Não vamos ficar com esse melindre, se tiver que criticar, vamos criticar”, pontuou.
 
O abandono de Wilson Santos para disputar o governo do Estado em 2010 também foi lembrado, mas o tucano não entrou em polêmicas em momento algum e focou sua participação nas propostas. Só nas considerações finais que o tucano rebateu a acusação de Julier, afirmando que uma parte do forro do Pronto-Socorro caiu, mas que não o teto. Em entrevista concedida ao Olhar Direto, nos bastidores do debate, o marqueteiro de Wilson, Kleber Lima, afirmou que essa postura mostra o “Galinho” mais experiente, sem cair em provocações.
 
A concessão dos serviços de fornecimento de água e tratamento de esgoto da cidade foi um tema recorrente no debate. Wilson afirmou que nada tem a ver com a privatização dos serviços, uma vez que o processo se deu mais de um ano após seu afastamento do Alencastro. Procurador Mauro rebateu dizendo que Wilson tem culpa sim, pois se elegeu com Galindo de vice e deixou a prefeitura na mão do petebista para continuar sua gestão, quando o serviço foi concedido. 
 
“Podemos mostrar quem realmente representa uma política diferente, uma coisa nova, uma onda que vem surgindo na população”, avaliou o Procurador. Para Antero Paes de Barro, marqueteiro de Emanuel Pinheiro, o peemedebista foi o melhor entre os seis candidatos. “Acho que o candidato foi muito bem, foi propositivo, não partiu para a baixaria, falou de programa de governo. Nós temos três grupos de qualitativa e ele foi disparado o melhor do debate e a surpresa para nós foi que o professor Renato foi muito bem avaliado também”, avaliou.  
 
O marqueteiro de Serys, Junior Brasa, afirmou que a participação da candidata foi muito positiva, principalmente por ela ter conseguido abordar temas centrais de sua campanha ao longo do rpograma. “A Serys é muito autentica, não tem muita estratégia. A gente apenas posiciona as perguntas de forma a colocar o que ela quer abordar. Ela falou de pontos muito importantes, que são os pilares da campanha dela. Ela falou de valores, Ela falou de ética, ela falou da mulher, das dificuldades que a Prefeitura tem”, declarou. 

Um acordo selado com a emissora de televisão determinou que todos os seis candidatos participariam do programa. Um segundo debate será exibido pela TV Gazeta, no dia 25 de setembro à noite. Alem das perguntas entre si, os candidatos também foram questionados por repórteres de política dos principais veículos de imprensa de Mato Grosso. Olhar Direto participou da rodada de perguntas, estabelecida por sorteio.

*Última atualização às 14h10.
 
Confira abaixo a cobertura do debate em tempo real, com informações de bastidores: 

13h30 - Termina o debate entre os candidatos a prefeito. 

13h27 - Serys Slhessarenko (PRP) termina o debate salientando que “precisamos que nos 300 anos de Cuiabá, a prefeitura tenha uma mulher, mãe, avó, que cuide de sua população. Não quero mais ver ninguém em filas de transporte público, hospitais, entre outros. Queremos recuperar a autoestima de todos cuiabanos. Vamos transformar a capital em um local gostoso de viver e ótimo de se investir".

13h26 -  O quarto a se despedir e apresentar considerações finais é do procurador Mauro (PSOL). “Sentimento que vem surgindo da periferia ao centro é de mudança em nossos corações. Precisamos da juventude. Precisamos nos mobilizar, da ajuda de vocês, compartilhar nossas ideias. Compartilhar nossa página  do Face, Não temos grandes estrutura, mas você é decisivo. Vote procurador Mauro”. 

13h25 - Emanuel Pinheiro: “Agradeço a Deus, a você, população cuiabana, que me recebeu com carinho e receptividade, que me emocionou na cidade e na zona rural”, iniciou. Ele também agradeceu a toda a equipe de campanha e aos candidatos a vereador. “Peço a você que vote Emanuel Pinheiro prefeito de Cuiabá”.

13h24 - Em suas considerações finais, Wilson Santos (PSDB) disse que “o teto do pronto-socorro nunca caiu. O que caiu foi o forro, que rapidamente foi consertado”. Pediu ainda que os eleitores julguem toda a vida pública dele, os erros e acertos. “Agora estou mais maduro e represento um grupo político nestas eleições”.

13h22 - Julier Sebastião da Silva (PDT) agradece e pede apoio. “Peço seu voto, Julier 12, para mudarmos a nossa cidade. Quem foi juiz e acabou com o crime organizado tem pulso firme e coragem.  É tempo de futuro e para isso nós vamos expulsar  a CAB, ter ensino em tempo integral, mulheres empoderadas. Por isso, vote Julier, vote 12.  Nos colocamos à disposição nosso plano de governo em todas as redes sociais”. 

13h21 - Começam as considerações finais
 
O primeiro a se despedir é Renato Santtana. Ele agradece ao grupo Record pela oportunidade e diz ao eleitor que ele é quem vai julgar as propostas e conclama os telespectadores a se “conectarem” com ele.

13h20 - Procurador Mauro questiona Serys sobre concursos públicos.
 
“A prefeitura não é local para abrigar cabos eleitorais. É preciso ter concurso público para todas as áreas. Sou totalmente favorável e sempre fui adversa a qualquer tipo de contratação", analisa a candidata.
 
Mauro ressaltou a importância de servidores públicos que estejam preparados para atuar nos serviços essenciais para a população: "Se não o cabo eleitoral chega lá e não sabe nada, tem que ser ensinado".
 
“Precisamos de gente que se dedique e faça política de doação, é assim que se faz. Precisamos de pessoas de qualidade para desempenhar o trabalho público", finalizou.

13h19 - Renato Santtana agora questiona Procurador Mauro. “Qual me a sua proposta para salvar o rio Cuiabá?”
 
“Nós não vamos conseguir fazer isso se não retomarmos a Sanecap”, aponta Mauro. De acordo com ele, não é de interesse da CAB cuidar do Rio Cuiabá e esse é um papel que tem que ser feito pela Prefeitura de Cuiabá. Santtana afirma, na réplica, que quer fazer um inventário de gases poluentes do efeito estufa na cidade e investir em saneamento e tratamento de esgoto.
 
Procurador, na tréplica, toca na questão do lixo, que em grande parte não é tratado em Cuiabá. “Com a sociedade participando da nossa gestão poderemos melhorar a questão ambiental na nossa cidade”, finaliza. 

13h16 - Julier pergunta a Renato Santtana quanto à participação das mulheres em sua campanha e administração, caso eleito. Cita ainda que sua vice é de extrema competência e revela ainda que em seu plano de governo é prevista a criação de uma Secretaria de Políticas voltadas às mulheres." Qual a sua proposta?", indaga.
 
Santtana afirma: “temos compromisso com Cuiabá e não fazer promessas que não vamos cumprir. Lugar de mulher é na Secretaria de Serviços Urbanos, em todos os lugares. Em todas as pastas. Nós, por exemplo, não temos um presidente e, sim porta-voz, uma mulher”.
 
Julier continua: “Muito se fala, mas não se faz. Tanto que o candidato não é  verdadeiro. Nós temos uma vice competente, militantes e vamos ter mulher em todas e, inclusive, para a Secretaria de Mulheres para às famílias, para isso vamos ter sim. Nós teremos mulheres Administração, na Comunicação”.

Na tréplica, Santtana tem candidato que pensa que o debate é um ring. Nós, não. Para nós o nosso exemplo é que você participe do pensamento de Cuiabá. Pensamento do século 21, onde elas, as mulheres, vão ser integradas em todas”. 

13h15 - Wilson Santos indaga Julier Sebastião sobre quais seriam as medidas tomadas, caso seja eleito, para fazer um indexamento populacional.
 
Julier lembra que a questão de regularização fundiária é um problema antigo e promete regularizar todo o perímetro urbano marcado por conflitos. “Faremos um forte programa de regularização e titulação. A começar pelas áreas em volta da avenida Fernando Corrêa, que é uma rodovia federal. Traremos dignidade e moradia para os cuiabanos, mexeremos no perímetro urbano da capital”
 
O tucano utiliza a réplica para lembrar que é preciso abrir novas vias e não mexer no perímetro urbano, por conta da falta de recurso.
 
Na tréplica, Julier dispara: “Quem já esteve lá e nada fez, vem novamente dizer a mesma coisa. A pergunta é: Por que não fez? Não fez porque nunca foi prioridade. Nós iremos cuidar daquilo que é do povo, os cuiabanos terão o seu terreno e moradia".

13h12 - Emanuel pergunta para Wilson Santos. Ele afirma que tem mais informações que o adversário sobre as PSFs e retoma sua proposta para a saúde. Afirma que dá para cumprir toda a área de abrangência de Cuiabá com saúde preventiva e promete investir na qualidade de vida da população. Wilson rebate: “Essa é a diferença minha para Emanuel. Não faço proposta utópica. Não é barato um PSF”, afirma. Ele promete implantar programa itinerante para atenção básica na cidade. “Não vou fazer proposta que eu sei que não será cumprida”, ratifica.
 
Na réplica, Emanuel diz que cumprirá a proposta porque o município já tem dinheiro em conta e cita o fato de ser do partido do presidente Michel Temer como um facilitador para garantir recursos para a cidade, se eleito. Wilson diz que Cuiabá já gasta 31% da receita líquida com saúde e promete melhorar o serviço sem ampliar gastos. Wilson diz que foi colega de Temer e que tem boa relação com ele, que também tem bom trânsito em Brasília.

13h07 - A candidata Serys faz a sua última pergunta para Emanuel Pinheiro. Ela questionou quanto ele ganha com a aposentadoria que conseguiu, aos 37 anos e como deputado estadual.
 
“Quando cheguei à AL, existia uma lei de aposentadoria, contribui para isto através do meu trabalho. Quero que não tente levar o Emanuel Pinheiro contra o eleitor. Nunca criei leis para me beneficiar”, argumenta.
 
Serys ressalta que não aceita esta lei: "Pode ser legal, mas é imoral. É um absurdo contra o trabalhador que tem de trabalhar uma vida inteira para conseguir se aposentar. Um absurdo", esbraveja.
 
Emanuel resolve não se ater ao questionamento da candidata e revela que irá "resgatar o programa Amor (Assistência Médica Odontológica Rural), que fará uma trabalho de saúde preventiva, para melhorar a vida das pessoas que moram em Cuiabá. Quem está na área rural, longe do centro, tem direito a ter acesso a políticas públicas”

13h02 - Começa o último bloco. Serão novamente perguntas alternadas, antes das considerações finais.
 
Mas antes de iniciar a rodada de perguntas, o mediador concedeu direito de resposta ao candidato Julier, que foi citado como alvo da Polícia Federal durante resposta de Emanuel Pinheiro. Julier abre o bloco exercendo direito de resposta. Ele afirma que não é investigado em nada e pede que os candidatos respondam as perguntas para os eleitores, não para os adversários.

12h57 - Serys indaga Julier sobre quais são as propostas dele para Cuiabá 300 anos.
 
“Pensamos em uma cidade moderna e inclusiva. As prioridades do município precisam ser invertidas. Precisamos atender quem precisa, fazer regularização fundiária, dar moradia a todos os cuiabanos que necessitam”, argumentou Julier.
 
Serys diz que é preciso ter educação, saúde e modernidade urbana de qualidade. "Precisamos que até os ricos queiram utilizar o nosso transporte público".
 
“Só vamos começar a mudar quando a CAB for colocada para correr de Cuiabá. Temos uma proposta para os jovens, mulheres, direitos humanos, entre outros. Precisamos de uma rede de proteção social para cuidar das pessoas. Vamos cuidar de cada família cuiabana”, finalizou o pedetista.

Termina mais um bloco do debate, que entrará em instantes em sua última parte.

12h53 - Renato Santtana agora pergunta para Serys. Ele aborda a saúde. “Qual a sua proposta referente à saúde preventiva?”. Ela promete os PSFs atuando na sua totalidade e promete terminar o novo Pronto Socorro e utilizar a estrutura do antigo para construir um hospital voltado para as mulheres. Renato diz que sua candidatura tem uma causa. “Eu acredito que nós estamos num novo momento, precisamos gerar uma cultura capaz de transformar”, diz, ao defender uma atuação coordenada entre as diferentes áreas do serviço prestado pelo município. 

12h50 - Procurador Mauro questiona Renato Santtana sobre as propostas para o transporte público.
 
“O eleitor não quer saber se o serviço é público ou privado. Ele quer receber o serviço bem feito, é só ver a Sanecap como era, horrível. Quem paga o preço do ônibus é o cidadão A cada cinco anos podemos ter um ônibus novo e a empresa ainda fica com a sucata para vender, esta sucata ainda rende muito dinheiro”
 
Procurador Mauro entende que o município é quem deve tocar o serviço de transporte público, pois não visa apenas o lucro e sim uma excelência, qualidade.
 
"Se formos prefeitos, seremos para cobrar o que foi contratado. A máquina é muito pesada, não tem orçamento para tocar o serviço público", rebate o candidato Renato Santtana.

12h48 - Wilson pergunta como o Procurador Mauro pretende proteger as zonas hídricas de Cuiabá e como ele avalia a Eta Tijucal. O procurador promete retomar os serviços da CAB e lembra que a privatização foi feita pelo vice de Wilson, Chico Galindo. Mauro afirma que a gestão da água tem de ser feita pela municipalidade.
 
Na réplica, Wilson afirma que o Procurador não respondeu sua pergunta e afirma que as zonas hídricas são um assunto muito sério. “A CAB, comigo está claro, ela não vai ficar”, promete. O Procurado lembra que a ETA foi construída com recursos públicos e repassada para a CAB. Ele promete transparência com os dados da prefeitura e diz que a atual gestão esconde dados.

12h46 - Emanuel escolhe Wilson Santos para fazer o questionamento. O ex-deputado lembra que a saúde pública passa por um cenário caótico e questiona as propostas para a área.
 
"Temos 70 equipes e vamos implantar mais 30. Quando fui prefeito, implantei 36, vamos chegar a 100. Também teremos um PSF (Programa Saúde da Família) intinerante para atender a zona rural. Além disto, teremos dentistas nestes PSFs. UPAs no Jardim Leblon e na divisa do bairro Cidade Alta com o Verdão", disse Wilson. Por fim, lembrou novamente da construção do novo Pronto-Socorro de Cuiabá.
 
Emanuel destaca que irá se apoiar na saúde preventiva: “Devolver a saúde para a saúde. Hoje temos pessoas de outras áreas atuando nesta secretaria. Passaremos de 70 para 125 equipes do PSF".
 
Na tréplica, o tucano rebateu: “Esta é a diferença da minha proposta para a do Emanuel. Não temos dinheiro suficiente para fazer o que ele está falando. O Wilson Santos, mais maduro, não faz proposta utópica e desesperada. Eu sei, porque passei por lá”.

12h44 - Julier inicia a segunda rodada de perguntas escolhendo Emanuel Pinheiro. Ele lembra que Emanuel Pinheiro se aposentou novo na Assembleia e questiona qual é a avaliação do peemedebista da reforma que Temer quer fazer na previdência social, que trará mais rigidez para a concessão de aposentadorias.
 
Emanuel declara que Julier faz deboche e afirma que vai retomar o projeto bom de bola, bom de escolae o projeto caça talentos, para encontrar jogadores de futebol, em Cuiabá. Julier volta, na réplica, a firmar que Emanuel se aposentou aos 32 anos pelo FAP e que isso sim é deboche com as pessoas.
 
Emanuel fala com eleitor, diz que é conhecido, ao contrário de Julier. “O nosso adversário não conseguiu ficar nem 20 anos como juiz federal, com concurso publico”, provoca Pinheiro. O peemedebista ainda afirma que nunca roubou e nunca teve seu gabinete ou sua casa invadidos pela Polícia federal”, em referência à operação Ararath, que cumpriu mandados contra Julier.

12h39 - Renata Santtana indaga Julier sobre a extinção de empregos que aconteceram, principalmente no transporte público, onde os cobradores desapareceram.
 
“Vamos trabalhar para que a tarifa do transporte público seja a mais barata das capitais brasileiras. Até hoje, o lema era ferre os cuiabanos e ajude as empresas”, disse o candidato sem entender a pergunta feita pelo oponente.
 
Renato lembra que existe uma nova geração vindo e que é necessário investir neles: “Poderíamos ter um jovem cuiabano criando um jogo como o Pokemon Go. Poderiamos estar investindo na criação de games e programas de computadores, gerando renda e empregos".
 
Ainda sem entender as colocações de Renato, Julier disse que: "Passamos da esfera de procurar Pokemon GO. Precisamos é melhorar a nossa capital mato-grossense. Colocar sub-prefeituras em Cuiabá para faciliar a geração de emprego e renda na capital".

12h37 - Serys agora questiona Renato Santtana sobre propostas para educação. Ele afirma que a educação não pode ser tratada de forma isolada. “Se tivermos um transporte coletivo de qualidade, estaremos colaborando com a educação”, elenca. Ele quer conectar a saúde com a educação.
 
Serys diz que tem Cuiabá tem um déficit de 23 mil vagas em creches. “O que a gente mais recebe por ai é queixa, das mães”, afirma. Para ela, além de garantir que as mães trabalhem, as creches garantem desenvolvimento social e cognitivo das crianças.
 
Na tréplica, Santtana promete concluir as obras que estão pela metade. “Precisamos identificar as creches atuais que podem ser salas de aula”, para explorar ao máximo a estrutura que já existe.

12h34 - Emanuel Pinheiro questiona Serys sobre qual a proposta da candidata para a melhoria do transporte público “que está precário”.
 
Serys concorda que o transporte público em Cuiabá está um caos: “Temos que terminar o VLT. Além disto, necessitamos de fazer também o BRT, ninguém mora perto dos trilhos do VLT. São necessárias linhas especiais onde passam os ônibus, taxis e motocicletas. Grande parte dos nossos problemas na saúde vem de um trânsito caótico que temos”
 
Emanuel disse que, se eleito, irá mobilizar a os políticos para terminar as obras do VLT e que irá integrá-lo aos transportes públicos da capital, inclusive renovando a frota de ônibus existente.
 
“Temos que fazer licitação, pontos de integração. O transporte público é desumano em Cuiabá, isto é questão de saúde”, finalizou a candidata do PRP.

12h31 - Procurador Mauro pergunta se Emanuel não fiscalizou direito a gestão Silval Barbosa, como deputado estadual. Pinheiro lembra que era da comissão de acompanhamento das obras da Copa e que cobrou, como deputado, aos lado dos órgãos de controle, a boa execução das obras do mundial.
 
Procurador Mauro critica a Assembleia Legislativa e os órgãos de controle. “Os desvios aconteceram sobre as barbas de todos esses órgãos de controle”, disparou. Emanuel lembra que o CREA fez parte da comissão que participava da comissão e questiona o que Procurador Mauro fez, como cidadão, para fiscalizar a gestão Silval Barbosa. 

12h29 - Wilson Santos questiona o procurador Mauro sobre fazer política de micro-créditos para os mais pobres.
 
“Acreditamos que é importantíssimo que o poder público dê algo para que as pessoas iniciem o seu empreendimento. Este tipo de programa é importante e temos a intenção de implantá-lo na nossa gestão. As pessoas precisam começar a trabalhar, é uma boa saída para o desemprego”, disse o procurador.
 
O tucano lembra que “nem sempre só o emprego resolve. Quero trazer de volta o Cuiabanco para dar novamente oportunidades aos mais pobres e desempregados”.
 
“O programa precisa ser funcional, não pode ser usado apenas para marketing. Queremos algo que funcione para a população e vamos implantar”, finaliza Mauro.

Começa mais um bloco de perguntas alternadas entre os candidatos. As regras repetem as do bloco passado.
 
12h26 - Julier abre as perguntas. Ele escolhe Wilson Santos e lembra a briga pela RGA. “Meu partido ajuizou uma ação no STF para defender os servidores”, lembra. E questiona se Santos dará o mesmo tratamento para servidores do município que foi dado para os do Estado.
 
Wilson agradece a pergunta e lembra que assumiu a prefeitura com 11 anos de salários atrasados e que colocou os subsídios em dia em menos de três meses. “Paguei todos os RGAs e ainda fiz para quase todas as categorias tivessem plano de cargos, carreiras e salários”. “Em relação a RGA, o governador Pedro Taques pagou 100% no primeiro ano...”. O tempo acaba e Julier, na réplica, afirma que os servidores merecem dignidade. “Nosso candidato adversário do PSDB teve 10 anos para fazer e mais dois como deputado e não fez, já teve oportunidade e não fez.”
 
Na tréplica, Wilson retoma a resposta anterior e diz que neste ano quando 25 governadores não deram nada de RGA, Taques deu. Ele promete não fazer propostas exageradas e utópicas neste momento de crise no país. 

12h18 - No fim do bloco, o procurador Mauro ganhou direito de resposta por conta das declarações de Julier sobre ele esconder impostos e “meter a mão no bolso da população”.
 
“Quero dizer que tenho muito orgulho de ser cuiabano e ocupar o cargo de procurador. Não tenho nenhuma vergonha de título algum da minha carreira. Sou membro da Advocacia Geral da União (AGU). Não estamos propondo uma ditadura e sim uma nova forma de governar”

O próximo bloco começa em instantes.

12h17 - Renato agora questiona Emanuel Pinheiro. “Nós da rede, temos um projeto para o saneamento de Cuiabá, fazer um inventário de carbono, o que o senhor acha disso?”
 
Pinheiro afirma que o saneamento é uma questão que aflige a vida das pessoas. “Cuiabá tem 30% do esgoto tratado. Perdemos duas oportunidades de resolver esse problema, com a operação Pacenas e com a venda para a CAB. Emanuel afirma que vai fazer um planejamento e ao longo de duas gestões irá universalizar o fornecimento de água na cidade.
 
Renato afirma que se continuar na atual direção, vai demorar 78 anos para universalizar a água, isso se a cidade não crescer. Ele promete fazer um inventário de carbono. Pinheiro afirma que precisa de 600 milhões de reais para resolver o problema e que em um mandato só não conseguirá universalizar a água, mas este preparando um projeto de seis a oito anos, feito com parcerias com o governo federal para garantir a água na cidade. 

12h13 - Na volta do debate, Wilson Santos exerce o direito da réplica. O tucano coloca que não é fácil realizar grandes obras. Lembrou que tem facilidade em relacionamentos políticos, o que facilita para conseguir recursos para a capital mato-grossense.
 
Renato garante que tem projeto para Cuiabá. O primordial, segundo ele, é conectar a população com a prefeitura. “Cuiabá não pode esperar mais 300 anos para sofrer uma nova transformação. Não temos dinheiro, temos que ter cuidado com o que fazer, saber investir”.

12h10 - (bastidores) O vereador Leonardo Oliveira, vice na chapa de Wilson Santos, afirmou que já esperava um debate em que o tucano fosse vítima de ataques dos adversários, mas ele alega que a melhor estratégia é não mudar a atuação e continuar focado em propostas, sem cair em provocações. “É o que a gente esperava, o nosso prefeito sendo atacado até porque é o único nosso que tem uma história, já prestou serviço pra Cuiabá e está sendo atacado e ele está indo com propostas, que é o que ele esta querendo mostrar”, avaliou.

12h02 - Antes da pergunta para Renato Santana, Wilson Santos lembrou que construiu a avenida das Torres e questionou se ele pretende abrir novas vias em Cuiabá. Além disto, o tucano ainda deu ‘boas vindas’ ao candidato, dizendo que ele atuou muito em Campo Grande (MS).
 
Renato lembra que antes de construir as novas obras, é preciso terminar as que estão em andamento. Concorda que a avenida das Torres foi benéfica para a população, mas argumenta que "daqui a poucos anos ela será obsoleta pelo aumento da população".

O debate foi interrompido para a exibição do propaganda eleitoral gratuíta e retorna em alguns minutos.

12h00 - Julier questiona Wilson Santos. Ele lembra a promessa de Wilson de terminar o pronto socorro e pergunta se o teto do novo hospital vai cair, como caiu na antiga gestão do tucano. Wilson afirma que vai concluir todas as obras do prefeito Mauro Mendes e que a prioridade é o novo Pronto Socorro de Cuiabá. Ele ainda cita as UPAs da Cidade Alta e Verdão e a que atenderá a zona leste da cidade.
 
Na réplica, Julier lembra que o teto do pronto socorro caiu na gestão Wilson. “O teto vai cair?”, provoca. Wilson não cai na provocação e diz que vai atuar com prioridade na atenção básica da saúde. “Sabemos de onde vamos tirar o dinheiro”, garante. Segundo ele, até o fim da gestão, 80% da população será atendida pela saúde básica.

11h57 - Procurador Mauro escolhe Julier para responder sua pergunta. Ele destaca que a coligação dele inclui a palavra inclusão, mas que tentou vetar a participação dele e do candidato Renato no debate.
 
“Lei é para ser cumprida e não ser violada. Se o senhor está dando jeitinho para participar dos debates, vai dar jeitinho também com empresários. Lei precisa ser cumprida. Até agora, só nós mostramos plano de governo para a população. A candidata Serys fica enrolando nesta questão", disse Julier.
 
O procurador Mauro disse que Julier está "equivocado. O senhor pensa que está sentado aqui como magistrado, mas não é. O senhor está aqui como candidato”, disparou.
 
Irritado, Julier questiona sobre se Mauro "esconde da população que como procurador esconde imposto. Porque não fala isto?". Por fim, o candidato do Psol pediu um direito de resposta, já que foi dito por Julier que ele "mete a mão no bolso da população". O pedido será analisado pela direção do debate.

11h55 - A rodada de perguntas agora segue com Serys Slhessarenko questionando Procurador Mauro: “O candidato Julier disse inúmeras vezes na imprensa que só ele apresentou plano de governo”. Ela questiona o que ele acha dessa afirmação e qual é a proposta dele para as mulheres.
 
Procurador afirma que esse é o jeito antigo de se fazer política, com mentiras. Procurador lembra que foi o primeiro a ter o registro aceito e que não responde a nenhum processo. Sobre as mulheres, ele promete atender às mulheres com uma boa estrutura. “Mulher na nossa gestão será prioridade zero e vamos criar a secretaria especial para a mulher. Chega de violência e descriminação contra a mulher”, rebate, Serys. Procurador afirma que metade do diretório municipal, estadual e nacional do Psol é composto por mulheres, o que deve se repetir no secretariado.

11h52 - Na segunda rodada de perguntas entre os candidatos, Emanuel Pinheiro questiona Serys sobre as melhorias na Segurança Pública, já que a capital seria a 22ª cidade mais violenta do mundo, segundo um estudo mexicano.
 
Serys concorda que a população está aterrorizada com a violência, lembra que esta é uma responsabilidade do Governo do Estado. Porém, garante que irá criar uma guarda municipal extremamente preparada para auxiliar no combate ao crime.
 
Emanuel lembra de uma proposta dele na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), da jornada voluntária dos policiais, onde eles poderão atuar pelo município e melhorar sua renda.
 
Serys garante que é preciso fazer Segurança Pública e contribuir com o estado. “Cuiabá precisa de gente preparada, muito bem preparada para atuar nos focos onde sabemos que está a origem da criminalidade”. 

11h48 - Julier agora pergunta a Emanuel Pinheiro. Julier lembra que Wilson foi alvo de uma CPI, quando Emanuel era secretário e pergunta como ele responde a isso. Pinheiro lembra que foi secretário de Wilson por um ano e dois meses e a CPI foi realizada depois de sua saída. Pinheiro defende sua gestão à frente da SMTU e lembra a extinção da integração física, realizada até então na Praça Bispo Dom José. Ele afirma que foi o responsável pela integração virtual, feita por cartões magnéticos.
 
Julier lembra que a CPI apontou a recomendação de uma passagem mais barata do que a que estava em vigor. Julier defende a redução da passagem para um preço mais popular. Emanuel, na tréplica, afirma que deu inicio às exigências para uma frota adaptada para portadores de deficiência. “Naquele período avançamos no transporte alternativo”, recorda. 

11h45 - Serys questiona Julier sobre as declarações de que apenas ele tem plano de governo e que fará um governo novo: “Como é fazer um governo novo?”
 
“Estamos no século 21, em 2016. Se neste debate tivéssemos o prefeito Roberto França, seria a reprise de 2000. Novamente temos os mesmos candidatos do século 20. Temos um projeto inovador para a capital”, garante o candidato. Ele ainda rebatou acusões de que estaria respondendo a qualquer processo.
 
“Quero saber qual é o jeito certo, já que o senhor diz que não temos o jeito certo. Sou autora da lei da delação premiada, ajudei muito a política neste país. Qual é o jeito novo que o senhor tanto fala?”, pergunta novamente a candidata Serys.
 
Julier garante que o jeito novo é inverter as prioridades. “Somos a favor das empresas e também dos cuiabanos. Queremos que a passagem de ônibus seja a mais barata das capitais brasileiras. Que o cidadão seja tratado com dignidade quando for até a prefeitura”.

11h42 - Agora quem pergunta é o candidato Wilson Santos. Ele escolhe Serys Slhessarenko como alvo. Ele elogia a adversária e aborda a educação como tema. Ele questiona a proposta dela de ajudar jovens carentes a entrar na universidade. Ela responde que será semelhante ao Cuiabá Vest, criado por Wilson Santos. Depois disso, Serys foca sua resposta na educação básica e promete creches para as crianças de Cuiabá.
 
Na réplica, Santos lembra que criou o Cuiabá Vest, o que colocou mais de 6 mil pobres nas universidades. Ela rebate dizendo que irá retomar o programa, mas que fazer um projeto piloto de escola integral e convocar uma conferencia municipal para ver o que tem que avançar na educação.   

11h39 - Procurador Mauro questionou Wilson Santos sobre as propostas de hoje não terem sido citadas ou feitas nas campanhas e mandatos anteriores.
 
“Quando o assunto é água, fui o prefeito que mais fez em Cuiabá”. Wilson ainda lembrou da construção de ETA Tijucal (Estação de Tratamento de Água) que atende vários bairros periféricos de capital. Com relação à CAB, ele disse não ter nada a ver com a empresa, pois ela entrou dois anos após ele ter terminado seu mandato: “Se eu for eleito, a CAB não fica em Cuiabá”.
 
O procurador ressalta que Wilson tem tudo a ver com a CAB, já que quem a colocou em Cuiabá foi o seu vice à época, Chico Galindo.
 
O tucano volta a repetir que já não estava em seu mandato quando a CAB assumiu a questão. Por fim, lembrou que implantou diversas equipes do programa Saúde da Família e garantiu que irá finalizar o novo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.

11h36 - Renato Santtana questiona Procurador Mauro. Ele afirma que faz política calcada no diálogo e que saber como Procurador Mauro pretende governar sem alianças. Procurador Mauro afirma que não se coliga porque quer fazer política diferente dos adversários. Ele afirma que é contra a política de troca de favores entre Executivo e Legislativo. “Na nossa administração não faremos a política do toma lá da cá”.
 
Na réplica, Santtana fala com diretamente com eleitor. Ele alega que não é “dono da verdade” e que irá fazer uma gestão de diálogo com a população. Na tréplica, Mauro afirma que ouvir a sociedade vai ser um dos focos da sua gestão. “O prefeito não pode foiçar encastelado”, critica.

11h34 - O candidato Emanuel Pinheiro questionou Renato Santana sobre o que fará para sanar os problemas de saúde em Cuiabá.
 
Renato respondeu que: “Quando os hospitais ficam prontos, estão ultrapassados. Precisamos investir em saúde preventiva. Quando investimos em ônibus de qualidade, investimos em saúde. É preciso integrar, tudo está ligado. Queremos implantar uma nova cultura. Vai começar lá da escola”
 
Em sua réplica, Emanuel disse que não se faz saúde preventiva sem ampliar o programa Saúde da Família. "Cuiabá precisa de 120 a 125 equipes deste programa para avançar nesta questão".
 
Na tréplica, Renato lembra que o orçamento para saúde é pequeno. “Precisamos mudar a cultura, o prefeito tem de ser fomentador disto. Não basta apenas fazer curativo, tem que fazer preventivo”.

11h29 (bastidores) – O vereador candidato à reeleição Arilson da Silva avaliou a resposta de Julier à jornalista do Olhar Direto. “Julier deu uma resposta positiva, deu resposta à pergunta com a clareza, que tem que ser feita por um candidato”, avaliou.

11h29 - Começa agora o segundo bloco, em que cada candidato poderá perguntar a dois oponentes, que não sejam repetidos.

11h28 - O candidato Emanuel Pinheiro foi questionado pelo jornalista do RD News sobre se irá lotear cargos públicos ao membros do partidos aliados, caso seja eleito.
 
Em resposta, o candidato disse que “não vamos aceitar loteamento de cargos políticos. Vou governar em nome das pessoas de Cuiabá e quero ter um staff com perfil político que se relacione com a população e possa, junto conosco, implantar melhorias para todos. Este é o nosso propósito”.
 
Por fim, voltou a garantir que não tem nenhum compromisso com grupos políticos. “Para fazer isto, é preciso personalidade e ser experiente na vida pública. Não abro mão das minhas convicções e ideiais. Ninguém coloca cabresto no Emanuel Pinheiro”.

11h25 - A jornalista Laíse Lucatelli, editora de política do Olhar Direto, questiona Julier Sebastião. Ela lembra o histórico de militância de Julier na esquerda e de sua aliança com partidos que historicamente defendem uma posição mais humana na política penal, com foco na ressocialização. Ela ainda cita que o candidato defende em seu horário eleitoral que lugar de bandido é na cadeia. “Como o senhor explica essa contradição?”
 
Julier afirma que a resposta está no programa de governo. “Vamos fazer com que Cuiabá tenha políticas publicas voltadas a população. Ele promete trabalhar para reduzir a criminalidade.
 
Na réplica, a jornalista lembra que Pedro Taques se elegeu falando sobre a prisão de Arcanjo há seis anos e questiona se Julier não “chegou tarde”.
 
Julier diz que apresenta serviço prestado. “Quem já fez apresenta. Nós não temos vergonha nenhuma e dizer isso”, finalizou, ao prometer combater a criminalidade caso eleito. 

11h20 - O jornalista do Folhamax questionou a candidata Serys Slhessarenko se é justo que o passe livre contemple estudantes federais e municipais.

Em resposta, a candidata disse que não é justo isto acontecer: "É um problema imenso que nós temos". Porém, ela disse ser a favor do benefício e afiançou que, se eleita, irá exigir contribuição dos governos estaduais e federais."Vamos buscar outras formas de melhorar a arrecadação". 


11h18 - O candidato questionado agora é o Renato Santtana, da Rede. O jornalista pergunta sobre o plano do candidato para mobilidade urbana.

Santtana afirma que tratar da mobilidade urbana é tratar de saúde e segurança pública. Ele lembra as conseqüências de um acidente, ao mobilizar policiais e ocupar postos na saúde pública. O jornalista pede réplica, que o candidato fale objetivamente de suas propostas.

Renato garante que irá colocar um transporte público de qualidade nas ruas. “Vamos usar aplicativos para que você, com o seu celular, fale para o prefeito se o seu telefone tem qualidade”, prometeu. 

11h15 - O jornalista do site Mídia News questionou o deputado Wilson Santos sobre os bens bloqueados e por ele responder a processos na Justiça. Entre eles, o fato de, supsotamente, ter beneficiado um grupo de empresários do transporte público

Em resposta, Wilson agredeceu a participação de todos, disse que tem 30 anos de vida pública e foi inocentado em todas as acusações. "Não tenho condenação nenhum por desvio de recurso público". Além disto, anunciou que já articulou a sequência das obras do rodoanel com o goverenador Pedro Taques (PSDB): "Já temos R$ 98 milhões em caixa".

11h14 - Começa o debate com as perguntas dos jornalistas. Um sorteio definiu as perguntas.
 
Uma jornalista do grupo Gazeta questiona o Procurador Mauro. Ela lembra que esta é a sexta campanha do candidato e pergunta o que ele faz entre os pleitos eleitorais.
 
Ele afirma que é procurador da fazenda nacional e desempenha seu papel de servidor público. Além disso, afirma que trabalha a política partidária do Psol. “Estamos sempre nas redes sociais, mas não temos a mesma repercussão da imprensa”.
 
Na réplica, a jornalista pergunta se ele se profissionalizou em eleição. “Está disputando por disputar?”
 
O procurador afirma que faz uma campanha modesta, sem conchavos e que teve um crescimento nas últimas campanhas, de pessoas que vem acreditando no modelo dele fazer política. Segundo ele, está acontece onda uma onde por mudança em Cuiabá.

11h06 - O programa será dividido em quatro blocos: no primeiro, os candidatos se apresentam e respondem perguntas de jornalistas. Nos dois seguintes, eles se perguntam entre si e no último irão se despedir.

11h04 - Começa o debate entre os candidatos a prefeito de Cuiabá, que será mediado pelo jornalista Antônio Carlos. Ele explica que todos os candidatos participarão, de maneira democrática. A escolha do horário também foi feita para democratizar o acesso ao eleitor.

11h01 (bastidores) - A candidata Serys Slhessarenko (PRB) afirmou que irá usar a oportunidade para discutir ética, em uma campanha com pouco dinheiro. De acordo com ela, “chega de discussões”, a hora é de debater propostas, mas se for alvo de ataques, irá rebater. 

10h53 (bastidores) - O candidato do PDT, Julier Sebastião, afirmou ao chegar no debate que esta é a oportunidade do eleitor ver os candidatos apresentarem suas propostas para melhorar a vida dos cuiabanos. “Esse sentimento que nós vamos respeitar com certeza”, declarou. Julier antecipa que quer usar o programa de televisão para deixar clara qual é a intenção de sua candidatura: reverter as prioridades da cidade, dando atenção aos mais pobres, que, segundo ele, são os historicamente esquecidos pelo poder público. 

10h42 (bastidores) – Ao chegar aos estúdios da TV Gazeta, o candidato Procurador Mauro (Psol) afirmou que o eleitor pode esperar seu mesmo perfil, já conhecido de outros debates.
 
“É um momento em que a gente vai estar em situação de igualdade com os outros candidatos. A gente vem sendo muito prejudicado por conta do horário eleitoral muito curto, temos apenas 15 segundos de programa em rede”, criticou. Ele avalia que durante o debate terá condições de apresentar suas propostas e apontar as incoerências dos adversários em condições de igualdade.

10h39 - Todos os candidatos já chegaram aos estúdios da TV Gazeta e aguardam o início do programa. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet