Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Política MT

​mobilidade e infraestrutura

Wilson propõe ligar sete bairros e “aproximar” Pedra 90 do Parque Atalaia com duas avenidas

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Wilson propõe ligar sete bairros e “aproximar” Pedra 90 do Parque Atalaia com duas avenidas
O candidato a prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) detalhou como devem ser as duas novas avenidas que projeta para construir na capital caso vença a eleição. Ele já havia antecipado a promessa, mas sem dizer quais regiões da cidade pretendia ligar.


Leia também:
Wilson promete “nova Avenida das Torres” em Cuiabá, mas ainda não diz onde será construída
 
A primeira avenida que Wilson promete é um projeto idealizado em 2006 Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. A Avenida Parque Gumitá deverá ter 6,5 quilômetros e ligará sete bairros das regiões norte e leste da cidade, margeando o Córrego do Gumitá.
 
A segunda avenida deve ter 10 quilômetros e visa ligar o bairro Pedra 90 ao conjunto Santa Terezinha, localizado nas proximidades do Parque Atalaia. A Câmara de Cuiabá já concedeu a autorização para construção da Avenida Circular Sul-10, que deve se iniciar na Rodovia Palmiro Paes de Barros e seguirá até a Avenida das Torres.
 
“Cuiabá cresce a cada ano e a mobilidade urbana precisa acompanhar esse crescimento. Estas duas avenidas ajudarão a desafogar o grande fluxo de veículos das regiões mais populosas da capital”, concluiu Wilson Santos.
 
Projeto antigo
 
Idealizada em 2006, a Avenida Parque Gumitá já teve os trabalhos de desapropriação foram concluídos no primeiro mandato do tucano como prefeito de Cuiabá e 183 famílias que viviam às margens do Córrego do Gumitá foram reassentadas no Residencial Jonas Pinheiro.
 
Ex-presidente do IPDU e mulher de Wilson, a arquiteta Adriana Bussiki explicou que a “via verde” será construída 30 metros afastada das margens do córrego, garantindo espaço para ciclovias, área de lazer, calçadas arborizadas e iluminação. Além das desapropriações, necessárias para o reflorestamento das margens, os trabalhos de canalização da rede de drenagem também tiveram início no mandato de Wilson.
 
A Avenida Parque Gumitá passará pelos bairros Tancredo Neves, Planalto, Novo Horizonte, Centro América, Novo Mato Grosso, Três Lagoas e Vila Rosa. Quando projetada, tinha um custo de 20 milhões de dólares.
 
“Não tínhamos apoio nenhum dos governos federal e estadual. Então buscamos o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), passamos nas primeiras quatro etapas, mas precisávamos da aprovação de todos os países participantes e apenas um foi contra. Ficamos sem os recursos e não conseguimos dar seguimento às obras”, contou Adriana, lembrando que os tempos agora são outros e Wilson conta com o apoio do Governo Pedro Taques para realizar os projetos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet