Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 12 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

defesa agropecuária

Governo da Rússia libera frigoríficos do JBS em Mato Grosso para exportar carne bovina

Foto: Reprodução

Embargo afetava exportações

Embargo afetava exportações

O governo da Rússia liberou nesta sexta-feira (11.10) seis frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina ao país asiático. A informação consta do site oficial do Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor).


Os estabelecimentos liberados estão em quatro estados brasileiros: São Paulo (JBS e Frigol), Mato Grosso do Sul (JBS e Marfrig), Goiás (JBS) e Mato Grosso (JBS), que tinha recente restrição do governo russo.

Leia mais:
Rússia impõe restrição temporária à importação de carne do Brasil
Exportações de carne bovina crescem 26% no primeiro trimestre do ano

“O resultado deste processo deve-se às ações do Ministério e do setor produtivo nacional no atendimento dos requisitos russos”, comemorou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade.

Segundo o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (SRI/Mapa), Marcelo Junqueira, a boa notícia contrapõe restrições anteriores.

“Isso fará com que o abastecimento russo seja reforçado e as exportações brasileiras continuem sendo incrementadas como já vinha ocorrendo ao longo deste ano. Em 2013, o crescimento em volume de carne bovina exportada em relação ao ano anterior foi de 21% no acumulado de janeiro a setembro. Há previsão de que nesse ano o Brasil bata recorde, em valor, nas exportações de carne bovina”, afirmou Marcelo.

Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Rodrigo Figueiredo informou, por meio da assessoria de imprensa do Mapa, que aguardará comunicado oficial do Rosselkhoznadzor para autorizar os embarques das empresas habilitadas. Até o fechamento desta matéria, Rodrigo Figueiredo não havia atendido as ligações da reportagem.

Para reverter o embargo, as associações dos exportadores de carne bovina (Abiec) e suína (Abipecs) elaboram estratégia no iníco deste mês, ao lado do governo federal, para convencer o governo russo a reverter a suspensão dos negócios com dez frigoríficos brasileiros.

Nove indústrias de carne bovina e uma de carne suína haviam sido embargadas no final de setembro. Os frigoríficos de frango foram poupados. O primeiro passo dado foi enviar um documento detalhando ações sanitárias em vigor.

Segundo dados da Abiec, 130 países compram carne bovina do Brasil. A Rússia é o segundo maior importador, atrás de Hong Kong.

Atualizada às 21h53
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet