Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

Município mineiro recebe biblioteca rural do Governo Federal

Moradores da comunidade Santa Bárbara, em Paracatu (MG), vão receber na próxima quinta-feira (19), uma biblioteca rural do Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O móvel-arca recebeu apoio da Eletrobrás Furnas para sua confecção.

De acordo com a coordenadora nacional do programa, Dione Ferreira, Minas Gerais é o terceiro estado com maior número de bibliotecas rurais. Atualmente, são 929 arcas espalhadas por 259 municípios, aproximando mais de 87 mil famílias de livros de diversas áreas. “Isso significa que o programa vem contribuindo com a proposta do Governo Federal de inclusão social por meio do incentivo à leitura”, destaca.

A nova arca será entregue com um acervo inicial de aproximadamente 200 livros que vão desde literatura infantil e livros didáticos a dicionários e livros técnicos. Ao todo, as arcas representam mais de 185 mil livros no estado, que são administrados por 1.858 agentes de leitura.

Nesta quinta, além da entrega da biblioteca, serão capacitados dois agentes de leitura que ficarão responsáveis por disseminar o hábito da leitura em suas comunidades, além de cuidar do acervo da arca. “O agente de leitura é um voluntário. É um ator social muito importante, ele é responsável pela biblioteca e incentivo à leitura em sua comunidade. Depende do envolvimento dele com a biblioteca e a leitura para o sucesso da arca na comunidade rural”, enfatiza Dione.

Além do incentivo à leitura, principal objetivo do programa, as arcas facilitam o acesso aos livros para os residentes nas zonas rurais, já que são instaladas em casas de moradores ou sedes de associações. Outro benefício é o auxílio aos estudantes que passam a contar com um acervo ampliado para auxiliar nas tarefas escolares.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet