Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

CIRCUITO TECNOLÓGICO

Ervas daninhas resistentes preocupam produtores rurais da região sul de Mato Grosso

A bulva está tomando as lavouras de soja nos municípios de Jaciara e no pontão de Santo Antônio de Leverger.

Ervas daninhas resistentes preocupam produtores rurais da região sul de Mato Grosso
Uma erva daninha até pouco tempo só conhecida no Sul do país está preocupando os produtores rurais de Mato Grosso. A bulva está tomando as lavouras de soja nos municípios de Jaciara e no pontão de Santo Antônio de Leverger.

“A incidência desta erva daninha pode aumentar o custo de produção do produtor rural, pois ele precisará misturar diversos produtos para o controle”, explica o gerente técnico da Aprosoja e coordenador do Circuito Tecnológico, Nery Ribas.

Segundo relatos de alguns agricultores, ouvidos pela equipe do Circuito Tecnológico nesta semana, estas plantas são resistentes ao glifosato, principal herbicida utilizado na lavoura com soja transgênica. Na fazenda Flor do Cerrado, em Jaciara, o encarregado Sidnei Costa contou que nunca tinha visto tantas plantas deste tipo no estado. “Já conhecia a bulva das lavouras do sul do Brasil, mas aqui é a primeira vez que vejo e está difícil controlar”, contou.

O produtor rural Jean Seron, da fazenda JB, também se mostra preocupado. “Desseca as plantas, mas demoram a morrer. Precisamos encontrar um produto que consiga acabar com esta erva daninha, pois agora a soja está grande e ela ainda está lá”, explicou.

O coordenador da Secretaria de Defesa Sanitária do Ministério da Agricultura, Wanderlei Dias Guerra, que está acompanhando a comitiva do Circuito Tecnológico, explicou que um dos problemas da bulva é que ela compete com a soja. “Parte do adubo e parte da água colocados na lavoura para a soja também vai para esta erva daninha”, disse.

Além disso, as plantas altas podem fazer sombra para a soja que está crescendo, o que pode prejudicar seriamente seu desenvolvimento e, por consequência, a produtividade das lavouras.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet