Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ecologia

Programa de reciclagem da Faber-Castell completa um ano

Dizem que o tempo passa rápido quando estamos nos divertindo, o que é verdade, mas talvez o mesmo conceito possa ser aplicado para quando estamos cuidando do planeta. O tempo voou e a Brigada de Instrumentos de Escrita Faber–Castell completa um ano de sucesso. O projeto desenvolvido pela empresa, em parceria com a TerraCycle, coletou e reciclou mais de 170 mil lápis, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca texto, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco que não eram mais utilizados, não funcionavam mais ou que estavam quebrados.

Ao todo, a Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell coletou e reciclou mais de uma tonelada de instrumentos de escrita de escolas e escritórios espalhados por todo o Brasil. Todo o material, que teria como destino lixões ou aterros sanitários, foi transformado em matéria-prima reciclada para novos produtos, o que substitui o material virgem e evita que mais recursos sejam extraídos da natureza.

Nesses 12 meses, o programa recebeu a inscrição de mais de 700 times de coleta- totalizando mais de 50 mil pessoas - que se cadastraram gratuitamente no site da TerraCycle (www.terracycle.com.br). A maior parte desses times é de escolas (38%) e escritórios (28%). “O projeto tem três aspectos importantes. Dois deles podem ser mensurados, como o impacto ambiental e o social, já que é possível dizer quantas unidades foram coletadas ou quanto já foi doado para instituições. Na minha opinião, o aspecto mais importante da brigada não pode ser medido: o desenvolvimento de um novo hábito entre as crianças, que passam a ver o lixo de uma outra forma e que começam não só a se preocupar com o planeta mas também a entender que podem ajudar nesse processo”, afirma Bruno Massote, presidente da TerraCycle Brasil. Para cada 12 gr de produtos coletada e enviada à TerraCycle, a Faber-Castell doou R$ 0,02 para escolas e instituições sem fins lucrativos.

Um exemplo desse novo comportamento criado pela Brigada pôde ser observado na campanha “Faxina nos Armários”, promovida pela Faber-Castell e a TerraCycle na época de volta às aulas em 2013. O resultado: mais de 35 mil instrumentos de escrita coletados e reciclados, nove mil reais doados para instituições e um número enorme de alunos que foram orientados a repensar o conceito de lixo. O Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal, de Itajaí (SC), foi a organização que mais coletou esses materiais para a promoção.

No entanto, o impacto da Brigada não tem restrições de idade. Em uma parceria com a empresa global de consultoria Accenture, a Faber-Castell e a TerraCycle criaram o Desafio Attitude, um concurso entre as diversas equipes de auditores da Accenture espalhadas por várias empresas em nove estados do país que em apenas dois meses coletou e reciclou 18 mil instrumentos de escrita.

“Para a Faber- Castell, a Responsabilidade Socioambiental é um dos pilares das essências da marca, assim como Qualidade Excepcional, Competência & Tradição e Inovação e Criatividade. A parceria com a TerraCycle nos permitiu unir todos esses pilares em um só projeto. A Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell foi um sucesso nesse primeiro ano e vai continuar enquanto os nossos consumidores se mostrarem engajados”, afirma Elaine Mandado, gerente de Comunicação Corporativa da Faber-Castell. Para os próximos meses, estão previstas novas ações, entre elas mais uma edição do “Faxina nos Armários”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet