Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ecologia

Trabalho com produção e certificação orgânica é fortalecido no Noroeste gaúcho

A aliança entre diferentes instituições tem fortalecido a produção e a certificação orgânica nas regiões Fronteira Noroeste e Missões. Ao longo de 2013, grupos de produtores orgânicos começaram a surgir, e diferentes capacitações foram realizadas na região, entre elas, a oficina de certificação orgânica realizada na última terça-feira (10/12), em Santa Rosa.

Vinte técnicos e agricultores, que atuam como coordenadores e animadores dos grupos de produção orgânica nos municípios, participaram do encontro promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (AREDE), Rede Missioneira da Agricultura Familiar (REMAF) e Central de Cooperativas UNICOOPER.

A exemplo de outras capacitações realizadas na região, o coordenador da AREDE, Ademir Amaral, falou sobre a legislação e os documentos necessários para o processo de certificação orgânica, que deve ocorrer por meio de articulações com a Rede Ecovida de Agroecologia.

Na oportunidade, foram escolhidos os agricultores que serão os revisores no processo de certificação participativa e, durante o próximo mês de janeiro, serão realizadas visitas para avaliar as adequações às normas de produção orgânica para fins de emissão dos certificados. O evento contou também com a mediação do assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em Sistemas de Produção Vegetal, Gilmar Vione, e da tecnóloga em Desenvolvimento Rural da UCP, Marita Minetto.

Para o agricultor Cézar Dias, que faz parte do Grupo ECODEN do município de Dezesseis de Novembro, a produção agroecológica é o caminho correto porque os consumidores estão conscientes dos produtos que querem adquirir, pensando na melhor qualidade de vida. “Com o apoio da Emater e dos técnicos que estão ajudando nesse processo, vamos chegar com os nossos alimentos na mesa de cada um”, finaliza.

Ao final da oficina, foram distribuídas para as cooperativas e associações, sementes de milho crioulo, hortaliças orgânicas e plantas para adubação verde.

As capacitações na área de produção e certificação orgânica devem continuar ao longo de 2014, com o apoio da Unidade Regional de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet