Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

Agricultura Familiar

35 mil pessoas de baixa renda são capacitadas em MT pela Empaer em 2013

35 mil pessoas de baixa renda são capacitadas em MT pela Empaer em 2013
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), já atendeu mais de 35 mil pessoas entre homens e mulheres e indígenas que fazem parte da agricultura familiar em Mato Grosso somente em 2013.

Leia mais Cinco cidades de Mato Grosso estão entre as 30 com menor PIB do Centro-Oeste

De acordo com a presidente da Empaer, Valdizete Martins Nogueira, os agricultores responsáveis pelo cultivo de mais de 70% dos alimentos consumidos no Estado são os beneficiados pelo programa que já atendeu mais de 15 mil famílias. A Empaer é também responsável pelas políticas públicas de desenvolvimento do meio rural e está presente em 127 municípios de Mato Grosso.

A entidade tem parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Empaer foi selecionada em quatro chamadas públicas do MDA, para promover inclusão produtiva e social de famílias em situação de extrema pobreza no meio rural. Cerca de sete mil famílias em 67 municípios foram atendidas nas regiões de Alta Floresta, Juína, São Félix do Araguaia, Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Bugres. Além da assistência, técnicos da entidade levaram informações sobre as políticas públicas para a agricultura familiar, acesso ao crédito rural e dos programas de Aquisição Alimentar (PAA).

As capacitações foram nas áreas da cadeia produtiva de Leite, Fruticultura, Olericultura, Mandioca, Piscicultura, Apicultura e Sistemas Agroflorestais. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Embrapa, a área de pesquisa adquiriu equipamentos para o laboratório, móveis de escritório, ampliação da frota de veículos, máquinas agrícolas, implementos, recuperação dos centros de pesquisa, estação e campos experimentais. A modernização da área de pesquisa ampliou o atendimento aos produtores rurais, fornecendo resultados com mais precisão.


Projetos nas áreas de melhoramento genético, fitotecnia, fitopatologia, entomologia, nutrição vegetal, sistemas agroflorestais e outras, contemplando as culturas de arroz, feijão, trigo, amendoim, gergelim, mandioca, banana, maracujá, abacaxi, hortaliças, pastagem, seringueira, espécies florestais nativas, flores tropicais, entre outros foram executado durante todo o ano pela entidade. Estas ações objetivam a geração, validação e transferência de novas tecnologias para melhorar as condições de vida e renda do agricultor familiar de Mato Grosso
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet