Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Política

MAIS DE 60% DOS VOTOS

Endrigo Dalcin é eleito presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso

Foto: Assessoria

Endrigo Dalcin é eleito presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso
O produtor de Nova Xavantina, Endrigo Dalcin, é o novo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). A chapa “Aprosoja Forte”, encabeçada por Dalcin, venceu o pleito com mais de 60% dos votos. A disputa foi considerada histórica pelos produtores mato-grossenses para o biênio 2016/2017. Esta foi a primeira vez que duas chapas concorrem em 10 anos de existência da Associação.

O resultado das eleições será homologado em até sete dias. Segundo a Comissão Eleitoral da Aprosoja-MT, foram computados 2.437 votos. O volume é considerado recorde diante os 1.001 votos registrados nas eleições em 2013 para o biênio 2014/2015. A posse está marcada para o dia 10 de dezembro.

As chapas que concorreram ao pleito para o biênio 2016/2017 eram a "Unir Para Fortalecer", encabeçada pelo presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra , Vanderlei Reck Júnior, e a chapa "Aprosoja Forte" comandada pelo produtor de Nova Xavantina, Endrigo Dalcin.

As eleições ocorreram nesta segunda-feira, 09 de novembro, das 06h às 16h na sede da Aprosoja-MT, em Cuiabá, e nos 22 Núcleos da entidade espalhados pelos Sindicatos Rurais.

Dos 2.437 votos registrados Endrigo Dalcin, que há cerca de um ano já percorria Mato Grosso, recebeu 1.535 votos. Vanderlei Reck Júnior, que entrou no pleito quase ao fim do prazo para homologar a candidatura, 892 votos com aproximadamente duas semanas de campanha.

Leia mais:
Diferentes visões teriam forçado criação de duas chapas na Aprosoja e não interferência política

Conforme Endrigo Dalcin, "O resultado mostrou o fortalecimento e a união dos produtores do Estado. Sinalizou também que a nossa candidatura estava consolidada e que os membros da chapa são líderes em suas regiões. As bases fizeram esta eleição".

Para Ricardo Tomczyk, atual presidente da Aprosoja-MT, o que se viu durante o processo eleitoral foi transparência. "O processo eleitoral teve transparência e lisura. Ao final, o resultado acabou fortalecendo a entidade porque promoveu o debate sobre a Aprosoja entre os associados", destacou em nota.

O ex-presidente da Aprosoja Mato Grosso e Brasil, Glauber Silveira, considerou importante para a história da Associação o que se viu na disputa para o pleito 2016/2017. Em entrevista ao Agro Olhar, Silveira destacou que se viu “diferentes opiniões e projetos”. “Além de termos duas chapas, mais da metade dos produtores aptos para votar compareceram às urnas”.

O vice-governador de Mato Grosso e ex-presidente da Aprosoja-MT, Carlos Fávaro, em nota parabeniza Endrigo Dalcin e a chapa "Aprosoja Forte" pelo resultado. "Desejo que realizem um excelente trabalho à frente da nossa Aprosoja. Participei ativamente do processo eleitoral, debati propostas, declarei meu voto, embora seja amigo de ambos, e trabalhei para a chapa com a qual possuo afinidades ideológicas - enfim, fiz o mesmo que todos os produtores rurais fizeram. Mas diante do resultado das urnas, quero externar mais uma vez a minha postura, que é de defender e respeitar o processo democrático. O resultado da eleição mostra o desejo da maioria dos produtores rurais e eu respeito à vontade da maioria".

Além da nova diretoria da Aprosoja-MT, os produtores elegeram os delegados que irão representar a Associação em seus 22 Núcleos.

Confira a composição da chapa "Aprosoja Forte":




Mais informações instantes.


Primeira atualização às 17h38. Segunda às 18h18. Terceira atualização às 18h38

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet