Olhar Agro & Negócios

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Agricultura

colheu só 0,3%

Mato Grosso chega a registrar 20 sc/ha de soja; plantio segue até dia 15

Foto: Reprodução/Instagram Aprosoja-MT

Mato Grosso chega a registrar 20 sc/ha de soja; plantio segue até dia 15
O plantio da soja em Mato Grosso segue até o próximo dia 15 de janeiro e as poucas áreas que iniciaram a colheita da oleaginosa estão registrando médias de 20 a 50 sacas por hectare. Aos poucos as chuvas no estado começam a se "normalizar".


Até o dia 7 de janeiro, Mato Grosso havia semeado 99,8% dos 9,203 milhões de hectares projetados. O avanço foi de apenas 0,8 pontos percentuais em relação ao último acompanhamento de semeadura do grão realizado no dia 17 de dezembro pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). No atual levantamento não está contabilizado o percentual da área que passou por replantio.

Em termos de colheita o Imea revela que as máquinas atingiram 0,3% da área total. A extensão é inferior aos 1,9% da área colhida nesta época o ano passado. As únicas regiões a iniciarem a colheita foi o Médio-Norte (0,4%), Oeste (0,5%), Centro-Sul (0,4%) e Sudeste (0,3%).

Leia mais:
Safra do milho será impactada em 30 dias devido atraso da soja em Mato Grosso

Conforme o primeiro acompanhamento da colheita da soja, divulgado na sexta-feira, 08 de janeiro, a produtividade média ponderada em Mato Grosso é de 50,6 sacas por hectare. No Médio-Norte a constatação é de 49 sacas, no Oeste 59,4 sacas, Centro-Sul 47,8 sacas e no Sudeste 47 sacas.

Segundo o produtor em Campos de Júlio, Glauber Silveira, a seca de novembro e dezembro prejudicaram a produtividade mato-grossense e dependendo da região chega-se a ter em média 20 sacas de soja por hectare. A seca, explica Silveira, prejudicou a estatura da planta e diminuiu a “emissão de entrenós, o que tende a diminuir a produtividade”.

Em Mato Grosso as primeiras projeções são de uma quebra de um milhão de toneladas, porém os números deverão ser revistos conforme o andamento do desenvolvimento das lavouras e colheita. A tendência, apontam especialistas, é que a safra 2015/2016 de soja no Brasil retraia, visto outras regiões terem sofrido com o clima. Na região Sul, por exemplo, os problemas foram causados pelo excesso de chuva.

A atual previsão para Mato Grosso são de 28 milhões de toneladas, segundo o Imea. No Brasil, de acordo com levantamento divulgado em dezembro pela Companhia Nacional do Abastecimento (CONAB), são 102,4 milhões de toneladas. Na próxima semana a Conab irá divulgar sua quarta projeção de safra 2015/2016.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet