Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Emprego

contrário ao brasil

Apesar de saldo positivo, MT registrou em fevereiro 28,6% empregos a menos ante 2015

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Mais uma vez o agronegócio segurou a empregabilidade de Mato Grosso

Mais uma vez o agronegócio segurou a empregabilidade de Mato Grosso

Mato Grosso registrou em fevereiro um saldo positivo de 3.683 vagas de trabalho, um crescimento de 0,55% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada em janeiro. Entretanto, ao se comparar com fevereiro de 2015 há um recuo ante os 5.159 postos da época. O setor da agropecuária foi o que segurou o resultado.

Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta terça-feira, 22 de março.

Leia mais:
Agropecuária puxa saldo de 6,9 mil postos de trabalho gerados em Mato Grosso

Conforme levantamento do emprego formal sem ajuste em Mato Grosso, o resultado de fevereiro de 2016, mesmo sendo positivo, é o "menor" da série histórica. O maior pico registrado para o mês de empregos gerados a mais que demissões ocorreu em fevereiro de 2011 com 10.558 postos de trabalho.

Em fevereiro de 2016, a agropecuária foi o setor que mais emprego gerou com 2.842 vagas, seguido do setor de serviços com 847 e indústria de transformação com 169. Na construção civil 54 novas vagas foram registradas.

Enquanto os demais setores apresentaram saldos positivos, de acordo com o Caged, o comércio registrou o fechamento de 220 vagas.

Municípios

Entre os 22 municípios com mais de 30 mil habitantes que compõe a lista do Caged, Sorriso foi o que melhor desempenho teve com 330 empregos celestiais gerados, seguido de Primavera do Leste com 268 e Tangará da Serra com 260.

Já Cuiabá foi o que mais desligamentos teve com saldo negativo de 897 postos de trabalho fechados a mais que o volume gerado.

Brasil

No Brasil o agravamento da crise econômica provocou em fevereiro a maior queda do emprego formal em 25 anos. No segundo mês de 2016 104.582 postos de trabalho com carteira assinada foram fechados no país.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet