Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

VALOR AGREGADO

Tipo e qualidade influenciam na hora da venda do algodão, afirma Lucra

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Tipo e qualidade influenciam na hora da venda do algodão, afirma Lucra
A qualidade e o tipo da fibra de algodão são grandes influenciadoras na hora da venda para a indústria, seja nacional ou internacional. Ao contrário dos grãos, como soja e milho, o algodão exige mais dos produtores, em especial daqueles que desejam obter melhor valor agregado.

Leia mais:
Corretora de cereais pode ser alternativa na hora da negociação

Hoje, a venda de algodão ocorre por meio do tipo, dependendo da necessidade do consumidor (indústria), e pela qualidade. Segundo Lorenzo Sachetti, da Lucra Corretora de Cereais, o tipo e a qualidade influenciam na hora da transformação da fibra em fio.

"O algodão é mais técnico e tem especificidades maiores. É um mercado com um valor financeiro mais agregado, exigindo mais do produtor", comenta Lorenzo.

Lorenzo explica que se a indústria pega um algodão (fibra) com HVI (high Volume Instrument) superior, bem como qualidade superior, ela conseguirá ter menos quebra (fio mais resistente) e produzir um fio mais fino.

HVI - O HVI ou análise instrumental do algodão é a medição para altos volumes com mais precisão e rapidez das propriedades físicas do algodão, como comprimento, resistência, alongamento, cor e conteúdo de impurezas da fibra (folha e terra, por exemplo).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet