Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

2ª safra

Mato Grosso garante semeadura do milho dentro da janela ideal

Foto: Reprodução/Jonh Deere

Mato Grosso garante semeadura do milho dentro da janela ideal
Apesar das chuvas em algumas localidades de Mato Grosso ainda estarem irregulares, os produtores conseguiram garantir que a área estimada de milho segunda safra de 4,24 milhões de hectares tenha potencial para ser semeada dentro da janela ideal que vai até 28 de fevereiro.

Até o dia 27 de outubro, o plantio da soja havia avançado em 67,73% dos 9,368 milhões de hectares destinados à cultura em Mato Grosso. A cada chuva considerada "boa" os sojicultores estão levando as máquinas para as lavouras, porém a regularidade prevista para esse início de novembro ainda não foi sentida.

Leia mais:
Mesmo com chuvas irregulares, plantio da soja chega a 67,73% dos 9,3 mi/ha desta safra em Mato Grosso

As projeções de plantio de milho segunda safra dentro da janela ideal são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo o Instituto, com o ritmo dos trabalhos no campo com a nova safra de soja indo bem, tudo indica que isso poderá influenciar na hora da colheita e ao mesmo tempo delinear o milho.

"Foi estimada a janela de semeadura do milho com base na data de semeadura, do ciclo utilizado nas sementes (precoce, normal e tardio), e a previsão semanal da colheita da soja. Com isso, Mato Grosso tem potencial para semear a área total, estimada em 4,24 milhões de hectares, dentro da janela ideal de semeadura do cereal", explica o Imea quanto ao delineamento do plantio do milho.

Na safra 2015/2016 o milho terminou de ser plantado em Mato Grosso na última semana de março, 30 dias após o fim da janela ideal. Em 25 de fevereiro deste ano o estado havia atingido apenas 65,3% dos 3,4 milhões de hectares destinados a cultura.

A expectativa dos produtores é que as chuvas se regularizem para que as perspectivas de semeadura do milho, bem como de produtividade tanto do cereal quanto da soja se concretizem.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet