Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Consumo cresceu

Estado bate recorde de venda de combustíveis por distribuidoras em 2022

Estado bate recorde de venda de combustíveis por distribuidoras em 2022
Mato Grosso registrou recorde de vendas de combustíveis por distribuidoras em 2022. A soma de todos os combustíveis, inclusive gasolina de aviação e óleo lubrificante, mostrou um crescimento de 6% em 2022, comparado com 2021. Enquanto etanol hidratado, gasolina e óleo diesel cresceram 5,9%, totalizando 5,1 bilhões de litros consumidos.

Leia também: 
Wilson Santos visita cabeceiras do Cuiabá e denuncia avanço de plantações de soja


A comercialização recebeu um impulso do óleo diesel diante do aquecimento da economia e de uma safra recorde de grãos. Em 2022, foram comercializados mais de 3,6 bilhões de litros, uma alta de 7,1% na comparação com 2021.

O volume de gasolina alcançou 663,8 milhões de litros, apresentando 8,8% de crescimento em um ano. Historicamente, quando cresce as vendas de gasolina, o etanol registra redução, já que o consumidor pode fazer a troca com o carro flex. O consumo de etanol caiu apenas 1% de um ano para o outro.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o diesel bateu recorde de vendas pelas distribuidoras. No Brasil, que comercializou o total de 63,2 bilhões de litros no ano passado, cresceu 1,8% ante 2021. 

De acordo com Nelson Soares, diretor-executivo do Sindipetróleo, o Estado cresceu continuadamente desde 2017. Além disso, ele citou algumas curiosidades. “O crescimento de óleo diesel no estado vizinho Goiás, também forte produtor de grãos, ficou em 2,3%, abaixo de Mato Grosso. O Pará cresceu 4%. Mato Grosso representa 5,8% de todo o consumo brasileiro de óleo diesel”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet