Olhar Agro & Negócios

Domingo, 17 de outubro de 2021

Notícias / Geral

Mapa envia técnicos ao Paraguai para participar de ação contra a aftosa

Ministério da Agricultura

25 Set 2012 - 12:15

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estarão no Paraguai até o dia 3 de novembro para apoiar o Serviço Veterinário daquele país na realização do inquérito soroepidemiológico que avaliará a existência de circulação do vírus da febre aftosa. Equipes compostas por cinco profissionais já participam das atividades de campo, em sistema de revezamento, por períodos de 15 dias. Também será mantido um técnico do Mapa para acompanhamento dos trabalhos junto à coordenação do inquérito. Desde o dia 19 de setembro, profissionais do ministério estão no Paraguai para colaborar, em conjunto com o Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), no delineamentodo do referido estudo.

A ação é uma iniciativa do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) e do Panaftosa e tem a participação de veterinários dos países membros do Comitê e do Centro Panamericano de Febre Aftosa. É a primeira vez que se realiza uma ação conjunta dessa magnitude para acompanhar um inquérito soroepidemiológico em um país da região. Antes, esse tipo de ação ocorreu apenas em zonas de fronteiras internacionais.

Com o trabalho, as autoridades oficiais do Paraguai pretendem reestabelecer o status de país livre de febre aftosa com vacinação. Desde o mês de setembro de 2011, o status foi suspenso por conta da ocorrência de febre aftosa no Departamento de San Pedro. O MAPA tem apoiado o Serviço Veterinário do Paraguai desde a ocorrência da doença no país tendo em vista a importância do controle da febre aftosa para os países do Cone Sul e para o Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet