Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ecologia

interação

Papo com a ESALQ abordará estresse em plantas

Sob coordenação da Assessoria de Comunicação (ACOM) da ESALQ, todas às quintas-feiras, às 12h, em transmissão "ao vivo", docentes ou pesquisadores participam do programa "Dia Dia Rural". Desde 2011, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) mantem parceria com o canal Terra Viva, mídia do Grupo Bandeirantes de Comunicação que nasceu em 2005 com o objetivo de divulgar tecnologias e mercados do agronegócio brasileiro. Essa parceria consiste em conceder entrevistas sobre pesquisas realizadas na instituição, bem como divulgar eventos técnico-científicos.

Sob coordenação da Assessoria de Comunicação (ACOM) da ESALQ, todas às quintas-feiras, às 12h, em transmissão "ao vivo", docentes ou pesquisadores participam do programa "Dia Dia Rural". Durante cinco minutos, no bloco "Papo com a ESALQ", o apresentador explora a pauta sugerida pela equipe da ACOM.

Nesta quinta-feira (25/04), o entrevistado será Lucas Riboldi, engenheiro agrônomo e pesquisador do Laboratório de Estudos de Plantas sob Estresse e Neurofisiologia Vegetal (LEPSE), do Departamento de Ciências Biológicas (LCB) e o tema a ser abordado será estresse em plantas. “Quando a planta está sujeita a falta de água, muitos de seus processos fisiológicos são afetados, levando a uma diminuição da produtividade”, comenta Riboldi. Uma das pesquisas desenvolvidas no LEPSE, de autoria de Riboldi, trabalha com uma sonda magnética para a determinação do turgor foliar. “O objetivo desse estudo que trabalha com plantas de milho é avaliar qual o momento ideal para a irrigação, com base em cada planta. O uso da sonda magnética fornece uma informação detalhada de mudanças relativas na turgescência da planta”.

O programa Dia Dia Rural pode ser acompanhado ao vivo, no site www.tvterraviva.com.br ou por meio de antenas parabólicas, além da TecSat no canal 2 e, pela Sky, no canal 104.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui