Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

dois mil agricultores familiares

Comunidades tocantinenses ampliam acesso à leitura com implantação de novas bibliotecas

Mais de dois mil agricultores familiares de Tocantins terão acesso facilitado ao conhecimento por meio da entrega de 10 novas bibliotecas do Programa Arca das Letras - política do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A doação, que ocorre na próxima quarta-feira (8), disponibilizará cerca de 200 livros em cada biblioteca rural para 10 comunidades.

A entrega será realizada em Palmas, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), e tem o apoio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro). Na avaliação da coordenadora nacional do Arca das Letras, Dione Ferreira, “é muito importante essa entrega em um evento como a Agrotins que conta com grande participação de agricultores familiares. Vamos poder fechar novas parcerias e dar mais visibilidade para o programa”, afirma.

Segundo Dione, nesta terça-feira (7), haverá capacitação dos agentes de leitura que ficarão responsáveis pelas novas arcas e por difundir o hábito da leitura em suas comunidades. Ao todo, 20 selecionados serão capacitados - sendo dois responsáveis, em cada comunidade, por cada biblioteca.

Acervo diversificado

Pedro de Oliveira, 33 anos, será um dos capacitados, na ocasião. Professor do Ensino Fundamental e morador do Projeto de Assentamento Vale do Barreira, no município de Juarina, ele conta que a chegada da arca vai auxiliar tanto no seu trabalho e nos estudos dos jovens. “A gente não tem internet, a biblioteca vai servir de suporte para que todos possam ampliar o conhecimento”, destaca.

Na comunidade de Pedro vivem cerca de 150 pessoas que poderão contar com livros dos mais variados assuntos. O agente explica que resolveram investir no programa por saber da importância da leitura para todos. “Na escola, por exemplo, tratamos de vários temas com os alunos, mas nem sempre esses temas abordam outros questionamentos que são importantes para eles de outras formas. Com a biblioteca eles podem encontrar coisas diferentes nos livros”, observa.

Arca das Letras no estado

De acordo com Dione Ferreita, após a entrega, ficará em exibição na Agrotins um móvel-arca para que o público possa conhecer o programa. Os municípios beneficiados nesta nova entrega são: Miracema, Miranorte, Rio Sono, Juarina, Dianópolis, Guaraí, Santa Maria, Porto Alegre, Palmas e Porto Nacional.

Em Tocantins 43 municípios possuem bibliotecas do Programa Arca das Letras. No total, são 105, garantindo acesso aos livros a mais de 8,5 mil famílias do meio rural no estado. Os mais de 23 mil livros são administrados por 186 agentes de leitura que são responsáveis por disseminar o hábito da leitura em suas comunidades.

Serviço:

Solenidade de entrega de Arca das Letras
Local: Centro Agrotecnológico de Palmas, Rodovia TO – 050, Km 23 - Estrada Vicinal Km 08 - Zona Rural
Data: 08 de maio (quarta-feira)
Horário: 10h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet