Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

cobrança

Senadores pedem ação urgente de socorro ao Pantanal

Foto: Reprodução

Senadores pedem ação urgente de socorro ao Pantanal
Após audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) cobrou medidas urgentes para conter o assoreamento de rios e reverter a inundação permanente de áreas do Pantanal, que hoje comprometem as estratégias produtivas do pantaneiro e ameaçam animais e plantas da região.

– Como medida concreta, vamos pedir informações à comissão interministerial [criada em 2007 para apresentar soluções para o problema] e manter reunião com a Embrapa, para colhermos sugestões de como resolver o problema – disse.

Para o parlamentar, autor do requerimento propondo a realização da audiência pública, a situação atual do Pantanal no Mato Grosso do Sul se configura em desastre ecológico com graves consequências.

De opinião semelhante, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) classificou o assoreamento do Rio Taquari, responsável pelas inundações permanentes do Pantanal, de acidente ambiental mais importante do país nas últimas décadas.

Delcídio lembrou que foi criada em 2007 uma comissão interministerial com a finalidade de estudar o problema e apontar soluções.

– Em 2008, quando os estudos terminaram, fui relator do Orçamento Geral da União e coloquei recursos para atacar essa questão do rio Taquari – contou Delcídio. Mesmo assim, disse, apenas medidas pontuais foram adotadas na região.

Na opinião do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), a Embrapa Pantanal deverá mediar a busca de soluções. Conforme o parlamentar, o maior desafio será a promoção de diálogo entre todos os segmentos envolvidos.

– Na hora de propor a recuperação da área, existem divergências entre os produtores e também com os ambientalistas. Então, a Embrapa Pantanal tem que construir uma proposta de como fazer, o que fazer e quanto custa, para que possamos levar ao Ministério da Integração Nacional, para defendermos a proposta e os recursos – disse.

Moka ressaltou que o Congresso está iniciando a discussão do Orçamento da União para 2014, quando a CDR poderá propor emenda de comissão alocando recursos para a execução das ações necessárias.

Também o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) manifestou preocupação com a destruição do Pantanal e apoiou a adoção de medidas para solucionar o problema. Ele relatou problemas de produção de lagosta em seu estado e medidas de proteção ambiental adotadas para manter a produção.

– A riqueza, para ser mantida, exige mudança de comportamento na região – disse.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet