Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

panorama

Soja, etanol e pecuária: segmentos da economia são debatidos durante curso

Mais de 50 profissionais da área de comunicação participaram do curso promovido pela Associação Brasileira de Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove) nos dias 21 e 22 de maio, em São Paulo, de acordo com informações da assessoria da entidade. Especialistas do governo, do setor privado e da sociedade civil explicaram as mudanças introduzidas pelo novo Código Florestal

Foto: Reprodução / Ilustração

Conciliar produção agropecuária e meio ambiente: preocupação da Governaça Ambiental

Conciliar produção agropecuária e meio ambiente: preocupação da Governaça Ambiental

A importância de diagnosticar as virtudes e falhas de programas de sustentabilidade desenvolvidos por três segmentos importantes da economia brasileira - soja, cana/etanol e pecuária - , fez com a Associação Brasileira de Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove) promovesse a qualificação de profissionais da imprensa, visando muni-los de suficiente conhecimento para que estes pudessem traduzir a natureza do agronegócio para a população.

Para atingir tal objetivo, mais de 50 profissionais da área de comunicação foram convidados a participar de curso promovido pela Abiove nos dias 21 e 22 de maio, em São Paulo. De acordo com informações da assessoria da instituição, especialistas do governo, do setor privado e da sociedade civil explicaram as mudanças introduzidas pelo novo Código Florestal e os atuais requisitos de sustentabilidade da propriedade rural, com foco no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A partir destes eixos, outros assuntos correlacionados  - como o Soja Plus -, foram abordados durante os dois dias de curso.

Meio Ambiente propõe mutirão nacional para regularização ambiental de propriedades rurais brasileiras

Programa da Aprosoja é destaque em palestra realizada em São Paulo

O programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural, começou em Mato Grosso, em 2011, e está avançando para o Mato Grosso do Sul. O programa tem como organizadores Abiove, Aprosoja, Famato, Senar-MT, Sistema Famasul e Aprosoja – MS, trabalha em uma área de aproximadamente 800 mil ha, nos quais se produzem 2,4 milhões de toneladas de soja, disse Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove.

As linhas de ação do programa são qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção, viabilidade financeira e econômica, qualidade do produto e responsabilidade social. Na prática, o Soja Plus supre a carência da extensão rural brasileira, apoiando e orientando o produtor com assistência técnica. Além disso, promove ações coordenadas entre agentes da cadeia produtiva, governo, indústria, instituições de pesquisa, sindicatos e associações de produtores rurais. Toda as ações são gratuitas para o produtor.

No que concerne aos desafios enfrentados pelos pecuaristas , Marcio Nappo, diretor de sustentabilidade da JBS, mostrou de onde vem a pressão para uma pecuária sustentável: das ONGs, do Ministério Público Federal (MPF), dos bancos, dos clientes (indústria de alimentos, varejistas, supermercados e indústria de calçados) e dos acionistas (BNDES). No Brasil existe, hoje, uma grande preocupação com a origem sustentável da carne bovina.

O representante da JBS acredita que o ator mais importante na cobrança da sustentabilidade não é mais o Greenpeace, é sim o MPF. “A sua capacidade de dano é maior do que a de uma ONG”. A JBS tem um compromisso de comprar gado apenas de fornecedores que atendam a critérios socioambientais rigorosos: rejeição ao desmatamento e a invasões de terras indígenas e unidades de conservação; rejeição à violência no campo e ao trabalho escravo. Antes de fazer operações de compra, a empresa consulta a Lista Brasil de áreas embargadas e exige o CAR do imóvel rural.
Iniciativas de sustentabilidade na cana

O gerente de sustentabilidade da UNICA, Luiz Fernando do Amaral, mencionou iniciativas de políticas públicas, como zoneamento agroecológico e licenciamento ambiental; parcerias público-privadas: protocolo agroambiental do estado de São Paulo e compromisso nacional; parcerias privadas: certificação Bonsucro, projeto Renovação e Consecana; e iniciativas individuais: GRI e monitoramento de biodiversidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet