Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

conscientização

Deputado alerta para crescente implantação de usinas hidrelétricas em MT

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) demonstrou preocupação nesta quarta-feira (05), durante sessão plenária, com a crescente implantação de usinas hidrelétricas no Estado para geração de energia.

Foto: Reprodução / Ilustração

Deputado alerta sobre crescente implantação de Usinas Hidrelétricas em MT

Deputado alerta sobre crescente implantação de Usinas Hidrelétricas em MT

Na região do Teles Pires, no norte do Estado de Mato Grosso, estão sendo erguidas cinco usinas hidrelétricas. O  impacto ambiental, considerado o tamanho dessas construções, é motivo de preocupação do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM). Nesta quarta-feira (05), durante sessão plenária, o parlamentar discursou sobre a crescente implantação de usinas hidrelétricas no Estado para geração de energia.

Prefeitura comemora Semana do Meio Ambiente a partir de hoje

Deputados rejeitam Protocolo de Nagoya e vão à FAO propor regras

De acordo com assessoria de imprensa do parlamentar, que relatou a CPI das Hidrelétricas instalada pelo Legislativo Estadual, as obras previstas para Mato Grosso provocaram inúmeros impactos ambientais, sociais, econômicos e culturais. Ele afirma ainda que todos os projetos hidrelétricos apresentam problemas de intervenção na natureza e principalmente na vida das populações ribeirinhas. 

Como solução para o problema, Dilmar apontou o investimento em novas fontes de energia, aprofundar estudos para algo mais sustentável como energia eólica ou solar, que não agrave a situação do meio ambiente.

“Um dos maiores problemas identificados na CPI é quanto aos reservatórios dessas unidades, que impedem que os peixes subam para a desova, além de não receber nenhum tipo de limpeza ou manutenção das operadoras. Outro problema sério é quanto ao múltiplo uso das águas, já que as empresas impedem o acesso dos moradores remanescentes nessas regiões”, alertou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet