Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Equideocultura revela futuro promissor para jovens

Em São Domingos do Prata, na região do Médio Piracicaba, 28 jovens entre 15 e 23 anos estão participando do programa, sendo capacitados pelo curso de Equideocultura. Eles são moradores de comunidades rurais e já finalizaram ou estão cursando o Ensino Médio.

O Programa Jovem no Campo está sendo viabilizado pela parceria do SENAR MINAS com a Associação dos Apicultores de São Domingos do Prata, Prefeitura, EMATER, Clube do Cavalo e com a Escola Estadual Marques Afonso. O mobilizador João Batista Lima, que trabalha junto à Associação, destaca que o curso atende à demanda da região e que, para o Programa Jovem no Campo, a procura foi de quase 60 jovens, quantitativo superior ao número de vagas. “Há cerca de oito haras nas proximidades. Só no município, acontecem 12 cavalgadas. Esta é uma vocação da região”, destaca.

Dividido em quatro módulos, o curso ensina a preparar e apresentar animais em pista, aparação de casco e ferrageamento, abordando ainda temas como alimentação e empreendedorismo. O curso está em seu primeiro módulo, previsto para ser finalizado no dia 20 de junho. Segundo um dos instrutores do curso, Marco Antônio Chaves, o mercado de apresentação de animais é promissor na região, que possui tradição na criação de cavalos. “Os haras estão carentes de mão de obra. A procura por jovens qualificados é muito grande em todo o Brasil, principalmente em Minas Gerais”, afirma o equinocultor.

A participante Karina Carla Domingos, moradora da comunidade Ponte de Alfié, conta que se interessou pelo curso porque pretende cursar Medicina Veterinária. “O curso está sendo muito bom e vai contribuir bastante para a minha formação”, assegura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet