Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

estudo

Livro publicado pelo Núcleo de Estudos Agrários analisa território rural brasileiro

O estudo Análise Territorial e Políticas para o Desenvolvimento Agrário é uma publicação realizada em parceria entre o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead/MDA) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), que visa contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de desenvolvimento rural.

Foto: Reprodução

Livro publicado pelo Núcleo de Estudos Agrários analisa território rural brasileiro

Livro publicado pelo Núcleo de Estudos Agrários analisa território rural brasileiro

O estudo Análise Territorial e Políticas para o Desenvolvimento Agrário é uma publicação realizada em parceria entre o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead/MDA) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), que visa contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de desenvolvimento rural.

A pesquisa será lançada em formato de publicação nesta quarta-feira (10), a partir das 9h30, durante o 9º Momento de Intercâmbio, evento promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em Brasília (DF), informa a assessoria do MDA.

O estudo é ilustrado com vários mapas que caracterizam o território brasileiro e a ocorrência dos principais fatores limitantes para o desenvolvimento rural sustentável e para a superação da extrema pobreza. Um módulo da pesquisa permite estabelecer recortes temáticos, combinando biomas, limites relativos às fronteiras agrícolas, interesse ambiental e classes de uso (tais como os assentamentos, os quilombos e as terras indígenas, dentre outras), apresentando como resultado as categorias territoriais.

O diretor do Nead, Roberto Nascimento, explica que a pesquisa é uma importante ferramenta para apoiar os gestores nos processos de análise e avaliação dos territórios e para o planejamento e formulação de políticas públicas.  "O livro analisa o território brasileiro por meio de diversos critérios e com base em variáveis que refletem a renda da população, desempenho econômico da produção agropecuária, aptidão agrícola e interesse para a conservação ambiental", comenta Nascimento.

Programação

O trabalho Análise Territorial e Políticas para o Desenvolvimento Agrário será apresentado pelo coordenador geral do estudo, Gerd Sparovek. O 9º Momento de Intercâmbio também contará com a participação do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes de Guedes, que comentará os resultados da pesquisa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet