Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

suinocultura

Mato Grosso espera aumento de vendas da carne suína com a chegada do PNDS

Ações do Projeto começam no dia 16 de julho em Cuiabá com a realização do treinamento teórico e prático em cortes suínos para líderes de açougue do Extra

Foto: Ícone Assessoria de Imprensa

Mato Grosso espera aumento de vendas da carne suína com a chegada do PNDS

Mato Grosso espera aumento de vendas da carne suína com a chegada do PNDS

A suinocultura mato-grossense receberá os benefícios do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Essa foi a conclusão da reunião nesta quarta-feira (10) entre a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e a coordenadora nacional do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), Lívia Machado.

Presente em diversos estados brasileiros, o PNDS tem contribuído para o aumento do consumo de carne suína no país, refletindo diretamente nos resultados econômicos do setor. Segundo a coordenadora, o objetivo geral do projeto é contribuir para o desenvolvimento da suinocultura brasileira, trabalhando para maior estabilidade econômica da atividade e os consequentes benefícios sociais para os produtores e trabalhadores da cadeia produtiva, através da ampliação do mercado doméstico da carne suína. “Como representante da Associação Brasileira de Criadores de Suíno (ABCS) e do PNDS, nós já tínhamos esse anseio de vir para Mato Grosso, só estávamos realmente dependendo de definições normativas e agora posso dizer efetivamente que iremos trazer as ações do projeto para o Estado”, afirmou.

Segundo o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, desde 2010 a Associação procura inserir Mato Grosso no PNDS. “Estamos bastante ansiosos com o novo PNDS, esperamos trabalhar de um forma conjunta e coesa com os outros estados, dentro de um cronograma para aumentar o consumo da carne suína”, ponderou.

Para Lívia Machado, o maior benefício do projeto é fazer parte de estratégias que são únicas. “Mato Grosso passa a ter a oportunidade agora de fazer um curso de merendeiras, por exemplo, com a mesma metodologia que é feito no Ceará e no Rio Grande do Sul. Também passa a fazer parte do benchmarketing da carne suína. O Estado começa a somar, mas a também absorver alguma coisa, já que já é feito um trabalho muito bom aqui. Além do subsídio para as ações, onde entra um grande parceiro que é o Sebrae, com toda a metodologia de gestão e com uma injeção de recursos que possibilitam diversos benefícios. O PNDS vai agregar ao trabalho que já é feito e traçar junto com a Acrismat forma de melhor atender os produtores e agroindústrias da região, fazendo um trabalho sistêmico, englobando a produção, a indústria e a comercialização”, disse.

Segundo a coordenadora, esse primeiro encontro foi uma oportunidade de conhecer as ações já realizadas pela Acrismat. “A gente já sabia que a Acrismat era uma entidade diferenciada, quando eu falo isso é porque ela já faz muitas ações na área de marketing, da promoção da carne suína. É um trabalho completo que vai da área política, para marketing e que também atende a produção. Nós viemos para agregar ao excelente trabalho que a associação já faz para divulgação e disseminação da carne suína”, comentou.

Durante a reunião foi elaborado um plano de trabalho. “Desenhamos algumas ações que vão trabalhar na área de produção, para melhoria do manejo, da gestão e inovações para os produtores, oferecido via PNDS através da Acrismat. Assim como oferecer às pequenas e médias indústrias da região boas práticas de fabricação e auditorias dos processos industriais. Tudo isso pensando na melhoria na certificação da qualidade da carne suína que vai para gôndola da região”, pontuou Lívia.

Ficou acordada ainda a realização de um Seminário de Sustentabilidade no segundo semestre deste ano, que vai atender os produtores com tema importantes na área de impacto ambiental para região. E por fim, ações de comercialização, que já começam na semana que vem com a primeira ação da Semana Nacional da Carne Suína, que acontece em todo Brasil e, em Cuiabá no dia 16 de julho. “Também desenhamos algumas ações de curso de corte, de teste de aceitabilidade para inserção da carne suína na merenda escolar, então ficou um plano completo”.

Semana Nacional da Carne Suína em Cuiabá 

O Grupo Pão de Açúcar, a ABCS e a Acrismat realizam no dia 16 de junho das 8h às 12h no Extra Cuiabá treinamento teórico e prático em cortes suínos para líderes de açougue. Cerca de 25 colaboradores participarão.
A ação inédita de promoção da carne suína no Grupo com abrangência nacional faz parte da Semana Nacional da Carne Suína, que envolverá treinamentos, ações na loja e ações de promoção do suíno em todo o Brasil ao longo de 2013 usando como slogan “A CARNE SUÍNA É 10”, aproveitando o clima de futebol e Copa do Mundo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet