Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

ABQM abre neste sábado seu 36º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho

Os quartistas durante uma semana, entre 13 a 21 de julho, vão disputar troféus e fivelas em 18 diferentes modalidades, tais como: Apartação; Três e Cinco Tambores; Maneabilidade e Velocidade; Seis Balizas; Laço de Cabeça e Pé; Laço em Dupla; Bulldog, Laço de Bezerro; Breakaway Roping; Team Penning; Ranch Sorting; Working Cow Horse, Western Pleasure e Rédeas; além do Julgamento de Conformação e Performance Halter.

Neste ano, a Associação oficializou um total de 5.751 conjuntos, sendo 5.286 inscrições para as provas válidas pela ABQM e mais 465 inscrições de conjuntos pela American Quarter Horse Association (AQHA). Outro destaque é a premiação recorde que alcançará a cifra de R$ 1,04 milhão, já incluso o valor de fomento, além de 200 fivelas entregues aos campeões e mais de 850 troféus.

“O Quarto de Milha desfruta de uma posição prestigiosa entre criadores e admiradores da raça e o número de participações recorde é uma comprovação disto e nos enchem de muito orgulho. E soma-se a isso, a atual estrutura qualificada do Parque de Avaré com três pistas cobertas, sendo duas delas, totalmente custeadas pela ABQM para que todos os competidores e visitantes tenham uma semana cheia de atividades e de boas disputadas”, completa o presidente da ABQM, Paulo Farha.

Oficina Preparação de Pistas - E nesta quinta-feira (11), numa iniciativa do Departamento de Marketing e Eventos da ABQM, antecedendo o início das provas oficiais, foi realizada a 1ª Oficina de Preparação de Pistas com a participação de Jim Kiser, especialista norte-americano com 25 anos de experiência no assunto. As boas vindas e auxílio nos trabalhos de tradução ficaram a cargo de Ary Rosa Casimiro, coordenador de juízes da ABQM.

“Nesta oficina cerca de 20 participantes com experiência ou iniciantes de diversas regiões puderam aprender ou aprimorar as técnicas sobre a construção, preparação e a manutenção de pista para a prática de modalidades esportivas equestres bem como o uso de equipamentos específicos para esta finalidade”, resume Casimiro.

Conforme explicou Jim Kiser, para cada modalidade existe um tipo de pista. O experiente pisteiro circulou pelas três pistas cobertas de Avaré citando exemplos de compactação, ações de reparo e manutenção de cada pista.

Kiser elogiou a estrutura de Avaré e reconheceu que o local oferece opções de pistas nas modalidades de Velocidade/Tambor, Rédeas/Apartação e Laço entre as melhores do Brasil, com duas delas a de Tambor e Apartação em excelentes condições de composição (65% Argila e 35% Areia).

“Em pista coberta a base maior deve ser de argila que mantém a pista mais úmida, porque demora mais para reter a água e assim a compactação fica por mais tempo”, explica Kiser.

Sobre o manuseio de equipamentos para o reparo da pista em intervalos de provas, o pisteiro norte-americano mostrou um moderno DragMaster em sistema integrado contendo tanque de armazenamento de água com controlador de dosagem dos bicos, escarificador e rastelo. O operador num único equipamento puxado a um trator, executa simultaneamente todas as ações de reparo da pista mantendo a profundidade de compactação homogênea.

“Por isso é muito importante num projeto de construção de pista destinar no orçamento uma parte financeira para investimento também em equipamentos e materiais de manutenção que atendam conforme a necessidade de cada hípica, haras ou propriedade”, destaca Kiser.

Conforme Tamires Cristina Brandini, estudante de medicina veterinária em Piraju (SP) o curso foi além das expectativas. “Aprendi que cada pista depende de um tipo de solo e que existem diferentes tipos de solos conforme a região, na apartação, por exemplo, o solo tem que ser bem compactado. Foi um dia bem produtivo com informações importantes para quem quer ajustar, aprimorar ou construir uma pista seja para equitação, provas de velocidade ou hipismo ou mesmo para treinamento”, disse Tamires.

Os eventos oficiais são patrocinados pela John Deere e Supra. Outras informações e toda a programação do 36º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho e Show Oficial AQHA poderão ser acessadas em link específico do evento pelo site www.abqm.com.br.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet