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Segunda-feira, 29 de abril de 2024

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Acrismat e Pão de Açúcar promovem curso de cortes suínos para açougueiros

Curso que aprimora conhecimentos de profissionais sobre cortes de carne suína faz parte da Semana Nacional da Carne Suína e acontece em todo o Brasil.

Foto: Ícone Assessoria de Imprensa

Acrismat e Pão de Açúcar promovem curso de cortes suínos para açougueiros

Acrismat e Pão de Açúcar promovem curso de cortes suínos para açougueiros

Como parte das ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), a Associação Brasileira de Criadores de Suíno (ABCS) e o Grupo Pão de Açúcar promoveram, na manhã dessa terça-feira (16), treinamento teórico e prático em cortes suínos para líderes de açougue. Cerca de 15 colaboradores do Extra Cuiabá e Várzea Grande participaram do treinamento.

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A ação inédita de promoção da carne suína no Grupo com abrangência nacional faz parte da Semana Nacional da Carne Suína, que envolverá treinamentos, ações na loja e ações de promoção do suíno em todo o Brasil ao longo de 2013 usando como slogan “A CARNE SUÍNA É 10”, aproveitando o clima de futebol e Copa do Mundo.

Inicialmente, os participantes aprenderam informações, de autoridades médicas e nutricionais, que desmistificam muitos pontos em relação ao consumo de carne suína, que até então eram desconhecidos pela maioria dos profissionais presentes. E aprenderam sobre a evolução da suinocultura no país com a gestora executiva do PNDS, Anny Almeida.

Anny destacou que a Semana é uma ação pioneira para o setor e também para o varejo, pois é primeira vez que se realiza uma campanha nacional de incentivo ao consumo da carne suína. “Com certeza trará ganhos para toda a cadeia, por meio do aumento do consumo de carne suína no país. É uma ação de escala e acreditamos que os resultados virão de forma proporcional ao empenho e que em Mato Grosso os resultados devem ser ainda melhores com a chegada do PNDS”, disse.

Posteriormente o consultor de cortes suínos Daniel Furtado ministrou o curso que disponibilizou diversas informações, desde a necessidade de mudança e diversificação dos tipos de cortes, a parte prática do curso com as técnicas de corte, até dicas quanto ao preparo dos mesmos. Ao todo, Daniel confeccionou 40 diferentes tipos de cortes suínos.

“Esse é um trabalho de formiguinha que estamos fazendo. Sabemos que existe uma dificuldade de implantar mudanças, mas acredito que ao longo do tempo conseguiremos mudar esse conceito e mostrar para o cliente a carne suína de um modo diferente, fazendo que o hábito de consumo se torne diário”, pontuou Daniel.

Para o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, a ação reforça a necessidade da cadeia se unir para desenvolver o mercado interno da carne suína. “O Brasil é um mercado a ser explorado por nós, há espaço para carne suína crescer, mas para isso precisamos nos unir. Por isso o curso é uma ótima oportunidade de trabalharmos juntos e de capacitar o profissional do comércio de carnes. Um corte de qualidade, com certeza, contribui para a satisfação do consumidor, fazendo com que ele volte a consumir e divulgar a carne suína”, comentou.

Ainda de acordo com o gerente geral do Extra, Gilberto Dutra, o curso aumenta o diferencial da empresa. “Queremos oferecer um serviço de qualidade para nosso cliente e é sempre importante se reciclar e acrescentar novos conhecimentos. Reconhecemos o potencial da carne suína e com essa capacitação os colaboradores poderão passar mais informações ao consumidor sobre a qualidade da carne e também sobre os novos cortes”, concluiu.

Semana Nacional da Carne Suína

A Semana Nacional da Carne Suína, que ocorre entre 2 e 16 de outubro, é uma iniciativa da ABCS e parceria com o Grupo Pão de Açúcar e Extra, por meio do PNDS Sustentabilidade, que visa aumentar o consumo do produto no Brasil.

A estratégia é desenvolvida por meio da capacitação de profissionais de todos os elos do setor suinícola, além de ações de marketing sobre a qualidade, a saudabilidade e sabor do produto com foco nos consumidores.

O evento nacional conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sebrae Nacional e Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
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