Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Poeirões movimentam raça Campolina em Minas Gerais

A raça experimenta uma nova fase e surpreende o grande público não só pela beleza e porte, mas também pela funcionalidade. E melhor: em confronto com outras raças marchadoras. Nos cinco primeiros poeirões dos quais participou houve grande movimentação de pequenos, médios e grandes criadores, além de usuários e novos investidores. Só para relembrar, a ABCCCampolina concede uma premiação especial, em dinheiro, aos melhores da raça. "Trinta e nove mil reais já foram distribuídos em prêmios nesses poeirões, sendo que campeões e campeãs passam por coletas de amostras de DNA feitas por inspetores de registro da ABCCCampolina", informam os membros da comissão responsável, Reynaldo Zapalá, Cristiano Azevedo e Janor Santana.

Viçosa - A estreia ocorreu na 9º Festa de Cavalos e Muares de Viçosa, com 23 éguas, dez garanhões e dois cavalos castrados da raça Campolina, de 19 criadores. Os animais estavam perfilados e foram apresentados um a um aos 3.000 espectadores. Dentre as melhores éguas, estavam Ferrara da Hibipeba, Rod Rebeca, Meiga de São João, PROR Formosa e Campeã do Calais, classificadas nessa ordem. Nos garanhões, os melhores foram Quincas de São João, Peralta do Atalho, Urano da Dona Flor, Diplomata do Reig e Atroz do Porto Rico. No castrado, a primeira colocação ficou com Portento do Porto Rico, seguido por Apolo do Engenho.

Carmo do Cajuru - A segunda competição foi durante o Encontro de Cavaleiros de Marimbondos, no mês de maio. Foram 142 inscrições, com a presença de 23 exemplares Campolina. Houve divisão, em especial, entre éguas e cavalos nas modalidades Marcha Batida e Marcha Picada. As éguas campeãs de andamento mais avante foram Uiara da Dona Flor, Valentina da Dona Flor e Fag União. Nos garanhões, destaque para Brasão da Dona Flor e Xodó da Dona Flor, primeiro e segundo colocados. Na marcha picada, a campeã foi Loteria do Camparal, acompanhada de Majestade do Mosteiro e Ventania da Dona Flor. Apenas dois cavalos participaram nessa modalidade.

São Brás do Suaçuí – Este poeirão foi realizado no dia 16 de junho, no parque de exposições do município, com a presença de 2.000 pessoas e 160 cavalos e muares de raças distintas - 25 animais eram Campolina. As campeãs de marcha foram Ferrara da Hibipeba, Rod Rebeca, Ki-Bonita do Barulho, Luna do Vale Monte e Fada das Minas Gerais. Os melhores garanhões foram Enígma do RK, Diplomata do Reig, Lutero das Minas Gerais e Zeus Feirauto. O campeão castrado foi Apolo do Engenho Novo.

Manhuaçu - Ocorreu no dia 30 de junho, com 110 animais e um público de 1.000 pessoas. As campeãs de marcha foram Ferrara da Hibipeba, Tramela da Dona Flor, Valentina da Dona Flor, Pira de São João e Gaúcha de Ascensão. Os campeões foram Quicas de São João, Badulaque do Momento, Tissot Mandala, Quartzo de São João e Quantum de São João. No castrado Tornado das Plumas foi o campeão.

Taquaraçu de Minas - Cerca de 2.000 pessoas prestigiaram esta competição. Os garanhões premiados foram Hip do Potrilho e Xodó da Dona Flor. Dentre as éguas, Valentina da Dona Flor, Tramela da Dona Flor, Gamela do Barulho, Uiara da Dona Flor e Pira de São João.

O calendário da raça conta com mais quatro poeirões em Minas Gerais: no dia 03 de agosto, no Centro Hípico Engenho de Sete Lagoas; Poeirão em Alto Maranhão (distrito de Congonhas),18 de agosto; em Pequeri, 25 de agosto, e Rio Pomba, 29 de setembro.

Para mais informações acesse www.camplina.org.br ou ligue para (31) 3372-7478.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet