Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

produção

Pecuarista deve ficar atento para estação de monta e compra do touro certo

“Nós estamos perseguindo um animal bem equilibrado e por ser preparado em uma região de clima bastante desafiador, este animal se torna apto para trabalhar em qualquer local do país”, enfatiza o diretor de pecuária da Nelore Grendene, Ilson Correa.

19 Ago 2013 - 17:51

Mayara Martins - RICA / Soluções em Agronegócio

Foto: Reprodução / Ilustração

A compra do touro certo pode tornar o resultado mais efetivo

A compra do touro certo pode tornar o resultado mais efetivo

O calendário pecuário brasileiro se desenha ao longo do ano não só de acordo com as estações climáticas, mas também, conforme as datas propostas pelos órgãos que atuam no setor. Estamos próximos de um dos mais importantes períodos do ano, trata-se da estação de monta, momento essencial para evolução do rebanho e obtenção de resultados e no qual o reprodutor ganha uma importância ímpar no processo.


Leia mais
Panorama mercadológico favorece crescimento da produção láctea brasileiro
Exportação de carne bovina mato-grossense aumenta 32% em 2013

A aquisição de touros avaliados e capazes de realizar o trabalho à campo de maneira eficiente é primordial. É preciso ter uma atenção forte na escolha de reprodutores melhoradores. A origem, transparência e garantias de quem vende o reprodutor, fazem toda a diferença neste momento.

“Animais de porte mediano, com amplitude torácica, costelas profundas e volume muscular tendem a apresentar melhores resultados no sistema de produção predominante no Brasil, ou seja, a criação a pasto. Analisar as avaliações genéticas e os atributos morfológicos, além de exigir exames andrológicos positivos, são itens obrigatórios para aquisição de reprodutores e para uma estação de monta efetiva” , enfatiza o zootecnista especialista em reprodutores , Willian Koury filho.

Normalmente o período ideal para a monta vai de outubro a abril, pois na época em que emprenharem, as fêmeas terão mais alimentos e os bezerros nascerão quando as águas começarem a cessar, diminuindo os riscos de infecções.

Além dos touros, outros fatores precisam ser analisados durante e para a estação de monta, entre eles, a oferta de capim e o estado corporal das vacas que serão emprenhadas. É preciso se atentar também ao clima e ao ambiente, já que essas condições variam de região para região.

A Nelore Grendene, empresa agropecuária que investe na criação de touros, sabe da importância de todas essas questões e principalmente de produzir um animal que seja acima de tudo adaptado.

“Nós estamos perseguindo um animal bem equilibrado e por ser preparado em uma região de clima bastante desafiador, este animal se torna apto para trabalhar em qualquer local do país”, enfatiza o diretor de pecuária da Nelore Grendene, Ilson Correa.

A marca que ofertará uma grande quantidade de animais em evento que será realizado no dia 1 de setembro, busca preencher os requisitos necessários para ofertar reprodutores sadios, férteis e melhoradores , que na ação de trabalho a campo junto a fêmeas em bom estado corporal, terão como resultado taxas de prenhes expressivas.

“São muitos reprodutores, 1000 animais ao todo, porém temos a consciência de estar oferecendo ao mercado animais que cumprirão as necessidades do pecuarista e que principalmente trarão um retorno econômico para a propriedade”, conclui Ilson.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet