Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

Mulheres do campo ganham proteção contra violência doméstica e familiar

Quatro grandes ônibus, pintados na cor lilás. Por fora, um aspecto doce, feminino e acolhedor. Por dentro, uma infraestrutura montada para atender mulheres em situação de violência no campo e na floresta, com o objetivo de receber denúncias, apoiar e tomar providências para que este problema seja combatido.

Os ônibus foram entregues, nesta quarta-feira (21), em solenidade em Brasília para atender mulheres de áreas rurais no Distrito Federal e em Goiás (duas unidades móveis foram doadas a cada Unidade da Federação), num evento organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), com participação de sete ministros do Governo Dilma Rousseff.

A cerimônia contou com a presença de 200 trabalhadoras rurais da Jornada das Margaridas. Responsável pela ação, a ministra da SPM, Eleonora Menicucci, afirmou que a medida demonstra a importância que o Governo Federal dá aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da floresta. “Fazemos parte de um governo que busca, cada vez mais, consolidar e ampliar os direitos das mulheres. É a primeira vez na história deste país que uma política de enfrentamento da violência contra as mulheres chega ao campo”, garantiu.

Pepe Vargas

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, afirmou que a doação é mais uma política pública de proteção às mulheres, que chega aos rincões mais distantes do País. O objetivo principal das unidades é justamente levar a Lei Maria da Penha às áreas rurais do Brasil – campo, floresta, pequenos povoados, quilombos, assentamentos de reforma agrária. “É uma realidade como a que o Ministério do Desenvolvimento Agrário desenvolve com os mutirões de documentação da trabalhadora rural”, explicou. Segundo ele, as políticas públicas de gênero “vieram para ficar.”

“Iniciativas desse tipo são muito importantes. Em um relato num mutirão do MDA, por exemplo, um menino apareceu sem documentos nem nome. Ele era conhecido como ‘tatu’, simplesmente. No mutirão, ele teve a oportunidade de emitir seus documentos e escolher o próprio nome. E escolheu ‘Benedito’. São políticas desse tipo que levam direitos ao conjunto do povo brasileiro. Esse ônibus terá um papel muito positivo”, definiu Pepe Vargas.

O que reafirmou Alessandra Lunas, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag. “Não é só o ato de entrega das unidades móveis, mas, também, um momento de respeito e prestígio à mulher do campo. É uma conquista das mulheres de enfrentamento à violência no campo, nas cidades e no mundo inteiro. Uma luta contra a desigualdade de gênero São políticas públicas que podem fazer diferença na vida das mulheres, resultado da democracia participativa que vivemos no nosso país”, definiu.

Unidades móveis

Cada estado e o Distrito Federal receberão dois veículos, no total de 54 ônibus. O investimento do Governo Federal foi de R$ 30 milhões. O governo da Paraíba, também já recebeu o ônibus, no início do mês, no município de Alagoa Grande, em evento alusivo aos 30 anos de morte de Margarida Maria Alves, ícone da luta das mulheres do campo e da floresta.

Os veículos foram adquiridos por meio de licitação. Eles circularão nas áreas rurais para apoiar a prestação de serviços de atendimento, acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência, para que mais mulheres tenham acesso e proteção da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet