Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

Veterinário esclarece dúvidas sobre a tuberculose bovina no quadro Doutor Pecuária

No quadro Doutor Pecuária do Jornal da Pecuária, o médico veterinário da Universidade de São Paulo José Soares Ferreira Neto fala sobre a tuberculose bovina. A doença infecto-contagiosa é causada por uma bactéria, não tem cura, e pode causar grandes prejuízos.


Apesar de alguns especialistas afirmarem que os bovinos de raças zebuínas são mais resistentes à infecção do que os taurinos e os bubalinos, Neto esclarece que essa informação é equivocada, já que a transmissão da doença está associada à maneira como os animais são criados, e não às raças.

– O fator que está associado à transmissão da doença é o modo como os animais são criados. Como a doença é transmitida principalmente por aerossóis, a aglomeração é que é o grande fator predisponente à doença.

A identificação da doença é feita através do teste tuberculínico. Neto explica que o produtor tem que procurar um veterinário habilitado pelo serviço oficial.

– Esse profissional é que tem acesso aos insumos para realização do exame. Ele vai até a propriedade e realiza os testes em cada um dos animais.

A tuberculose em bovinos não tem tratamento. Segundo Neto, a recomendação é a eutanásia do animal.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet