Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

PREVISÃO DO TEMPO

Dados mostram chuva na 1ª quinzena de novembro e estiagem no fim do mês

Dados da Somar apontam que o município com a maior previsão de chuva é Campo Novo do Parecis (387 km a Oeste de Cuiabá), que terá acumulado, nos próximos 30 dias, cerca de 220 milímetros de chuva.

Foto: Elaboração do Imea

Dados mostram chuva na 1ª quinzena de novembro e estiagem no fim do mês
Os agricultores de Mato Grosso devem aproveitar os próximos 15 dias para acelerar o semeio da safra de soja e concluir o plantio. Isso porque a Somar Meteorologia prevê que, na primeira quinzena de novembro, haverá muita chuva no Estado, mas, em seguida, ocorrerá uma estiagem.

Dados da Somar apontam que o município com a maior previsão de chuva é Campo Novo do Parecis (387 km a Oeste de Cuiabá), que terá acumulado, nos próximos 30 dias, cerca de 220 milímetros de chuva. Caso a previsão se confirme, isso vai favorecer ainda mais o ritmo da semeadura da soja, que já possui 70% de conclusão naquela região.

Em Sorriso (412 km ao Norte), o município mais adiantado na semeadura do Estado com 71%, ocorrerá volumes significativos de precipitação, de aproximadamente 160 mm nas duas próximas semanas. Mas, a partir da segunda quinzena de novembro, os volumes serão bastante reduzidos.

Agricultores mostram potencial e eliminam atraso no plantio da soja
MT tem cinco municípios entre os dez que mais geram renda na agricultura

Em Diamantino (205 km da capital), que está com 45% do plantio da lavoura de soja concluído, a previsão é de acúmulo de 152 mm de chuva nos próximos 30 dias.

“De maneira geral, os baixos volumes hídricos para a segunda quinzena de novembro no Estado podem prejudicar o desenvolvimento das lavouras de soja”, analisa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

O plantio da soja em todo o Estado de Mato Grosso atingiu 50.6% de uma área estimada em 8.296 milhões de hectares, segundo boletim informativo divulgado na última sexta-feira, pelo Imea. O índice de cobertura é 0.3% maior que o porcentual atingido na mesma época, na safra anterior, quando, em 24 de outubro de 2012, era de 50.3%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet